• 13 de maio de 2025
#Destaque #Primavera do Leste #Redes

HISTÓRIA

Dona Maria do SuperCompras relembra trajetória como empresária e vereadora nos 39 anos de Primavera do Leste

Gaúcha de origem, vereadora chegou à cidade em 2004, fundou rede de supermercados, tornou-se referência na defesa da causa animal e hoje projeta futuro com crescimento populacional e resgate das tradições familiares
Foto: Assessoria

Quando chegou a Primavera do Leste em 2004, vinda de Barra do Garças, Dona Maria nem imaginava que se tornaria uma das figuras públicas mais reconhecidas da cidade. Empresária de sucesso no ramo supermercadista, fundadora da rede SuperCompras e atualmente vereadora, ela compartilhou sua história em entrevista especial pelos 39 anos do município, comemorados nesta terça-feira (13).

“Eu vim atrás da família. Meu irmão veio pra cá com meu sobrinho, que eu criei como filho. Antes disso, eu tinha empresa de turismo. Viajava com ônibus pro Paraguai, Porto Seguro, Bahia… A vida deu um giro, e eu resolvi recomeçar aqui”, recorda.

Natural de Iruá, no Rio Grande do Sul, Dona Maria chegou a uma cidade já em ritmo de crescimento. “Primavera era muito organizada. Limpa, acolhedora. A gente começou no Castelândia com o mercado Casa Grande. E, naquela época, não tinha separação da BR, era tudo mais integrado. Não tinha ambulante nas calçadas. Tinha zelo pela cidade”.

DO PRIMEIRO MERCADO À REDE DE CINCO LOJAS

A empresária se estabeleceu rapidamente. “Com três meses aqui, comprei meu primeiro supermercado. Começamos com 13 ou 14 funcionários. Hoje são mais de 220 e cinco lojas”, afirma com orgulho.

O sucesso no comércio também trouxe consciência social. “O maior desafio é a mão de obra. Falta preparo, falta formação específica. O supermercado é o primeiro emprego de muita gente. Precisa gostar de gente, de trabalhar em equipe, fim de semana, fora de horário. E ainda falta um sistema de formação para isso aqui na cidade”, alertou, defendendo mais estrutura educacional voltada ao setor de varejo.

A CAUSA ANIMAL COMO MISSÃO DE VIDA

Dona Maria também é amplamente reconhecida por seu trabalho voluntário na proteção dos animais. O envolvimento começou de forma afetiva. “Meu sobrinho chegou com um cachorrinho doente. Cuidei dele com água morna, fiquei vigiando se respirava. Aquilo me tocou muito. A partir dali, comecei a resgatar outros. Hoje tenho 180 animais recolhidos em minha chácara”.

Na Câmara, a vereadora transformou esse cuidado em bandeira de atuação. “É uma causa que representa amor, empatia, respeito à vida. A cidade precisa cuidar dos seus animais assim como cuida da sua gente”.

VISÃO SOBRE A GESTÃO E O FUTURO DE PRIMAVERA

A vereadora elogiou a forma como o prefeito Sérgio Machnic (PL) organizou as comemorações dos 39 anos do município. “Achei excelente a ideia de descentralizar os eventos. A população dos bairros mais distantes também merece participar. Isso é resgatar o espírito de comunidade e valorizar a família”.

Sobre o futuro de Primavera, Dona Maria é realista e otimista. “A cidade vai crescer muito, principalmente em direção a Paranatinga. Vai ter mais emprego, mais indústria. O prefeito está cuidando das empresas que já estão aqui, antes de buscar novas. Isso é importante. Mas tem que resolver o preço dos aluguéis, que é o maior problema. Casa tem. O problema é o valor”.

Com 60 anos de idade e mais de 20 anos de história em Primavera do Leste, Dona Maria projeta com firmeza: “Se a gente resgatar o que é bom, ensinar as crianças desde cedo, Primavera será cada vez melhor para se viver. A nossa geração tem que deixar esse legado”.

Dona Maria do SuperCompras relembra trajetória como empresária e vereadora nos 39 anos de Primavera do Leste

Primavera do Leste faz 39 anos: Prefeito

Dona Maria do SuperCompras relembra trajetória como empresária e vereadora nos 39 anos de Primavera do Leste

Evento em Sorriso (MT) vai demonstrar a