Cercamento do Horto Florestal de Rondonópolis tem início com reaproveitamento de grades de praças
Obra atende solicitação do prefeito Cláudio Ferreira e visa modernizar o espaço, reforçar a segurança e reutilizar material retirado de praças públicas da cidade. Foto:
Teve início nesta sexta-feira (9) o cercamento do Horto Florestal de Rondonópolis, uma das áreas verdes mais tradicionais da cidade. O trabalho está sendo realizado com o reaproveitamento de grades que foram retiradas de seis praças públicas nas últimas semanas, como parte de um projeto de revitalização e otimização de recursos promovido pela atual gestão municipal.
Segundo o coordenador de Obras da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (CODER), Rogério Marques, a ação é resultado de um pedido direto do prefeito Cláudio Ferreira. O objetivo é melhorar a segurança do local e oferecer mais proteção aos animais que habitam o espaço. “Estamos fazendo esse trabalho porque o cercamento já estava bastante danificado e, também, pela segurança dos animais que vivem aqui. O prefeito pediu para iniciarmos pelo Horto, para dar uma cara nova ao espaço, modernizar o visual e cuidar melhor de um local que a população frequenta muito”, explicou Marques.
A previsão é que os serviços sejam concluídos em até 28 dias. Para garantir a continuidade do uso do Horto pela população durante a execução da obra, a intervenção será realizada em etapas, com a atuação de três frentes de trabalho. “Essa obra é um pouco complexa, porque não podemos retirar todo o gradil de uma vez, para não inviabilizar o transitar das pessoas e respeitar a natureza”, acrescentou o coordenador.
O novo cercamento contará com 1.700 metros lineares de grades e portões com estruturas modernas, aumentando a segurança tanto para os visitantes quanto para os animais. Após a finalização desta fase, a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pecuária será o próximo local a receber o cercamento.
A retirada das grades das praças começou no mês de abril, como parte das ações que marcaram os primeiros 100 dias da atual administração. Na ocasião, o prefeito Cláudio Ferreira justificou a medida como forma de devolver o livre acesso aos espaços públicos da cidade, além de destinar os gradis a locais que realmente necessitam de proteção. “Estamos reaproveitando um material que já era do município, evitando gastos desnecessários e melhorando espaços estratégicos para o bem-estar da população”, afirmou o prefeito.