Agentes de Saúde iniciam capacitação técnica em Primavera do Leste
Profissionais participam do projeto “Mais Saúde com Agente”, que visa fortalecer a atenção primária e o combate às endemias no município Foto:
A Prefeitura de Primavera do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início a mais uma etapa do projeto “Mais Saúde com Agente”, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Nesta nova fase, 80 agentes — entre Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias — começaram uma formação técnica nos cursos de Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias. O curso totaliza 1.275 horas e será concluído até novembro deste ano, com uma combinação de aulas online, encontros presenciais e atividades práticas.
O primeiro encontro presencial ocorreu na manhã desta terça-feira (6) e contou com a presença da secretária municipal de Saúde, Laura Leandra, que reforçou o compromisso da gestão com a valorização dos profissionais.
“Nós acreditamos que investir em capacitação é investir diretamente na qualidade do serviço prestado à população. Esses profissionais são os olhos e ouvidos do SUS nas comunidades e merecem todo o reconhecimento e apoio para crescerem em suas carreiras”, declarou a secretária.
A formação é acompanhada por dois supervisores e quatro preceptores, que orientam os agentes ao longo do processo.
Para a coordenadora da Atenção Básica, Edézia Guirra, a qualificação dos agentes fortalece diretamente a rede pública de saúde.
“Eles são fundamentais para a promoção da saúde, prevenção de doenças e orientação das famílias. Com formação técnica, ganham ainda mais segurança e autonomia para exercer esse papel com excelência”, afirmou.
Ao término da capacitação, os profissionais receberão certificação técnica reconhecida pela UFRGS, agregando conhecimento e fortalecendo a linha de frente da saúde pública no município.