• 29 de abril de 2025
#Polícia

Operação Flash Point

Operação conjunta de Forças de Segurança prende 59 suspeitos de envolvimento com facções criminosas em três estados

Ação coordenada pela Polícia Civil de Rondônia mira lideranças do crime organizado e desarticula estrutura de apoio de facções
Foto:

Uma grande ofensiva contra o crime organizado mobilizou cerca de 300 policiais civis na manhã desta terça-feira (29), resultando na prisão preventiva de 59 pessoas nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A operação, batizada de “Flash Point”, teve como foco o enfraquecimento das cadeias de comando e logística de facções criminosas que atuam nas regiões Centro-Oeste e Norte do país.

Ao todo, foram cumpridas 103 medidas cautelares e 44 mandados de busca e apreensão, em uma ação simultânea que envolveu diversas cidades de Rondônia: Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Nova Brasilândia, Guajará-Mirim, Cacaulândia e Cujubim.

De acordo com a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), responsável pela coordenação da operação, os investigados são suspeitos de crimes como tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A ação contou com o apoio estratégico do Ministério da Justiça, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), além do suporte aéreo do Núcleo de Operações Aéreas (NOA).

O nome da operação, “Flash Point”, faz alusão a um ponto de ruptura, indicando o momento em que a resposta do Estado se torna inevitável diante do crescimento da violência organizada. Segundo a Polícia Civil, o objetivo central foi golpear a espinha dorsal das facções, removendo tanto líderes quanto colaboradores responsáveis por sustentar a atividade criminosa em diferentes níveis.

Os presos estão sendo encaminhados para unidades prisionais dos respectivos estados, onde responderão aos processos conforme as investigações em andamento.

Operação conjunta de Forças de Segurança prende 59 suspeitos de envolvimento com facções criminosas em três estados

Droga avaliada em R$ 587 mil é