Operação conjunta de Forças de Segurança prende 59 suspeitos de envolvimento com facções criminosas em três estados
Ação coordenada pela Polícia Civil de Rondônia mira lideranças do crime organizado e desarticula estrutura de apoio de facções Foto:
Uma grande ofensiva contra o crime organizado mobilizou cerca de 300 policiais civis na manhã desta terça-feira (29), resultando na prisão preventiva de 59 pessoas nos estados de Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A operação, batizada de “Flash Point”, teve como foco o enfraquecimento das cadeias de comando e logística de facções criminosas que atuam nas regiões Centro-Oeste e Norte do país.
Ao todo, foram cumpridas 103 medidas cautelares e 44 mandados de busca e apreensão, em uma ação simultânea que envolveu diversas cidades de Rondônia: Porto Velho, Vilhena, Ariquemes, Cacoal, Nova Brasilândia, Guajará-Mirim, Cacaulândia e Cujubim.
De acordo com a 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO2), responsável pela coordenação da operação, os investigados são suspeitos de crimes como tráfico de drogas, homicídios, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
A ação contou com o apoio estratégico do Ministério da Justiça, da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC), além do suporte aéreo do Núcleo de Operações Aéreas (NOA).
O nome da operação, “Flash Point”, faz alusão a um ponto de ruptura, indicando o momento em que a resposta do Estado se torna inevitável diante do crescimento da violência organizada. Segundo a Polícia Civil, o objetivo central foi golpear a espinha dorsal das facções, removendo tanto líderes quanto colaboradores responsáveis por sustentar a atividade criminosa em diferentes níveis.
Os presos estão sendo encaminhados para unidades prisionais dos respectivos estados, onde responderão aos processos conforme as investigações em andamento.