Vereadora Maria Garzella celebra fortalecimento da causa animal e cobra respeito à lei contra fogos de artifício em Primavera do Leste
Durante sessão desta segunda-feira (28), parlamentar destacou a evolução do debate em defesa dos direitos dos animais e a necessidade de cumprimento da legislação municipal Foto: Assessoria
A vereadora e empresária Maria Garzella (MDB) utilizou a tribuna durante a sessão desta segunda-feira (28) da Câmara Municipal de Primavera do Leste para enaltecer o crescimento e a valorização da causa animal no município. Com um discurso emocionado, ela destacou o trabalho conjunto de protetores, cuidadores, empresários, setor comercial e da sociedade civil organizada na defesa dos direitos dos animais.
“A defesa dos direitos dos animais é um tema que, felizmente, tem ganhado cada vez mais espaço nesta Casa de Leis. Isso é fruto de trabalho e comprometimento dos protetores, cuidadores, empresários e da comunidade em geral. Trouxemos essa bandeira com compromisso e responsabilidade e constatamos esse avanço”, afirmou a vereadora.
Para Maria Garzella, o fortalecimento da pauta animal representa também um avanço ético na sociedade primaverense. “Esse crescimento é um sinal claro de evolução ética da nossa sociedade, que reconhece os animais como seres merecedores de respeito, proteção e dignidade”, enfatizou.
Cobrança pelo cumprimento da lei sobre fogos de artifício
Durante sua fala, a parlamentar também chamou atenção para o descumprimento da legislação municipal que restringe o uso de fogos de artifício com estampido em Primavera do Leste. Ela alertou para os impactos negativos que os fogos causam, não apenas aos animais, mas também a pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
“Os fogos perturbam tanto a comunidade quanto os animais e também os autistas, que sofrem com a sensibilidade ao som. Que a legislação seja cumprida. Os fogos só trazem desconforto e perturbação”, cobrou a vereadora, ao pedir mais rigor na fiscalização e conscientização da população.
A lei municipal que proíbe o uso de fogos barulhentos em eventos públicos e privados foi aprovada com o objetivo de proteger especialmente grupos vulneráveis, como animais domésticos e pessoas com hipersensibilidade auditiva, mas ainda enfrenta dificuldades em sua aplicação prática.
Compromisso contínuo
Atuante na causa animal desde antes de seu mandato, Maria Garzella reforçou seu compromisso em seguir defendendo políticas públicas de proteção animal e medidas que promovam o respeito e o bem-estar de toda a comunidade.
“Seguiremos trabalhando para garantir avanços concretos e para que a legislação seja respeitada. O respeito aos animais é também um sinal de respeito entre nós, seres humanos”, concluiu a vereadora.