Faculdade Anhanguera promove Semana Jurídica com palestras e júri simulado em Primavera do Leste
Evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de maio, reunindo autoridades jurídicas e proporcionando prática forense aos alunos do curso de Direito Foto: NMT
A Faculdade Anhanguera de Primavera do Leste realiza, entre os dias 7 e 9 de maio, a tradicional Semana Jurídica, um dos eventos mais aguardados pelos acadêmicos de Direito da instituição. A programação inclui palestras com autoridades reconhecidas no meio jurídico e a realização de um júri simulado, proporcionando aos estudantes uma experiência prática em ambiente forense.
Coordenadora do curso de Direito da Anhanguera, a professora e advogada Laryssa Tannure ressaltou a importância do evento para a formação acadêmica. “A teoria é importante, mas só a teoria não basta. Atuar, estar dentro de um tribunal, ocupar a cadeira de juiz, de promotor, de defensor ou de jurado faz toda a diferença na formação dos futuros profissionais. Eles levam essa vivência para a vida toda”, destacou.
A abertura da Semana Jurídica acontece no dia 7 de maio, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Primavera do Leste. No primeiro dia, serão palestrantes:
- Dr. Huendel Rolim Wender, advogado criminalista;
- Dr. Ediandro Martins, juiz do Trabalho, gestor de políticas públicas e referência em segurança laboral.
No segundo dia, 8 de maio, também no plenário da Câmara Municipal, participam:
- Dr. Fabrício Sávio da Veiga Carlota, juiz de Direito da 1ª Vara de Família da Comarca de Primavera do Leste;
- Dra. Adriana Nicolino, advogada especialista em Direito Civil e Planejamento Patrimonial.
O encerramento da Semana Jurídica será no dia 9 de maio, com a realização de um júri simulado no plenário do Tribunal do Júri do Fórum de Primavera do Leste. A atividade prática foi viabilizada graças ao apoio do juiz diretor do Fórum, Alexandre Pampado, que gentilmente cedeu o espaço para o evento.
Vivência prática e integração com o meio jurídico
De acordo com a professora Laryssa Tannure, cerca de 30 a 35 alunos atuarão diretamente no júri simulado, assumindo os papéis de juiz, promotor, defensor, oficial de justiça, testemunhas e jurados. “É um momento único para os acadêmicos aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, especialmente no semestre em que estudam a disciplina de Execução Penal. Essa vivência proporciona um diferencial na formação acadêmica e aproxima os estudantes da realidade da prática jurídica”, explicou.
No júri simulado, os estudantes contarão com a orientação de professores e advogados experientes: Jefferson Lopes, advogado e professor da Anhanguera, atuará no papel de promotor de Justiça; José Alexander, recém-formado pela própria Faculdade Anhanguera e que mantém vínculo acadêmico com a instituição, será o responsável pela orientação da defesa; e a professora Jaqueline Arruda, assessora do juiz Alexandre Pampado e especialista em Direito Penal, acompanhará o trabalho do júri e da assessoria técnica. A coordenação geral do júri simulado será da professora Laryssa Tannure.
Com quase 600 alunos matriculados atualmente, o curso de Direito da Faculdade Anhanguera de Primavera do Leste se consolida como um dos principais polos de formação jurídica da região.