Polícia Civil prende jovem investigada por estelionato
Mulher de 24 anos era suspeita de integrar organização criminosa especializada em golpes virtuais e foi capturada no Residencial Buritis Foto:
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Gerência Estadual de Polinter e Capturas (Gepol), prendeu na manhã desta terça-feira (22 de abril) uma mulher de 24 anos, investigada por sua suposta participação em um esquema de estelionato virtual que atuava na capital, Cuiabá.
A prisão ocorreu no bairro Residencial Buritis, e é resultado de desdobramentos da Operação Gênesis, deflagrada em 2023, quando foram cumpridos 54 mandados de prisão e 43 de busca e apreensão contra membros de uma organização criminosa (Orcrim) responsável por aplicar golpes financeiros pela internet. Na ocasião, a jovem não havia sido localizada e permaneceu foragida até agora.
De acordo com as investigações conduzidas desde o início da operação, a suspeita teria atuado como facilitadora para os crimes da quadrilha, sendo responsável por vender e alugar contas bancárias de terceiros, utilizadas para o recebimento de valores ilícitos obtidos por meio de fraudes virtuais.
A prisão foi realizada de forma pacífica e, após ser detida, a jovem foi encaminhada para audiência de custódia, onde foi apresentada ao Poder Judiciário. A Polícia Civil informou que o caso seguirá sob investigação, e novas medidas legais poderão ser aplicadas conforme o avanço das apurações.
A Operação Gênesis é considerada uma das maiores ofensivas da segurança pública estadual no combate ao crime cibernético, atingindo diversos núcleos operacionais da organização, que agia com métodos sofisticados de engano e aliciamento de pessoas para fornecer dados bancários.