• 15 de abril de 2025
#Agricultura #Agronegócio #Ciência e tecnologia #Destaque #Mato Grosso #Primavera do Leste

AGRONEGÓCIO COM VALOR AGREGADO

Grupo Agulhon agrega valor à produção agrícola com os produtos da marca Fazenda Daal

Com sede em Santo Antônio do Leste (MT), grupo transforma o amendoim em uma cadeia produtiva verticalizada, que vai da semente ao consumidor final, com inovação, qualidade e identidade de marca.
Foto: Reprodução

A agricultura brasileira vive um novo ciclo de valorização, marcado pela busca de inovação e, principalmente, pela agregação de valor à produção primária. Em vez de comercializar apenas commodities, muitos produtores têm investido na industrialização, no desenvolvimento de marcas próprias e na conexão direta com o consumidor final. Um exemplo claro desse movimento é o trabalho desenvolvido pelo Grupo Agulhon, que transformou o cultivo de amendoim em uma cadeia produtiva verticalizada e altamente rentável.

Com sede em Santo Antônio do Leste (MT), na Fazenda Santo Antônio, o grupo é referência no cultivo tecnificado do amendoim, fruto de investimentos em pesquisa, sustentabilidade e inovação genética. Em parceria com a Embrapa, desenvolveu a semente Santo Antônio, adaptada ao clima do Centro-Oeste e com alta resistência a pragas — elemento fundamental para o ganho de produtividade e redução de perdas no campo.

Mas o grande diferencial está no passo seguinte: a transformação do produto in natura em itens de valor agregado, por meio da marca Fazenda Daal. Com um portfólio que inclui amendoins torrados (salgados, sem sal, com ou sem pele), paçocas em diferentes formatos e farinha de amendoim sem açúcar, a Daal exemplifica como o agronegócio pode ir além da porteira e conquistar o mercado com identidade, qualidade e rastreabilidade.

A Fazenda Daal não apenas industrializa o amendoim, como também o posiciona no mercado com linguagem moderna, presença ativa nas redes sociais (@daalalimentos) e canais de venda estruturados. É a ponte entre o campo e a mesa do consumidor, mostrando que é possível valorizar o produtor, oferecer alimentos saudáveis e ainda fortalecer a economia local.

Esse modelo adotado pelo Grupo Agulhon mostra que agregar valor à produção rural não é mais uma tendência, mas uma necessidade para garantir rentabilidade, competitividade e protagonismo no setor agroindustrial brasileiro. E Mato Grosso, tradicional potência em grãos, agora também se firma como nova fronteira para culturas como o amendoim — com inovação, sustentabilidade e visão de mercado.

Grupo Agulhon agrega valor à produção agrícola com os produtos da marca Fazenda Daal

Wi-Fi nas feiras: proposta de Wesley Cláudio

Grupo Agulhon agrega valor à produção agrícola com os produtos da marca Fazenda Daal

Anderson Bananeiro já atua alinhado à bancada