Deputado Thiago Silva reforça articulação política em prol da Santa Casa de Rondonópolis
Deputado esteve presente na reunião convocada pela Secretária de Saúde do município Foto:
Lideranças políticas de Rondonópolis e da região sudeste do estado reuniram-se na manhã deste domingo (13) para debater a real situação da Santa Casa de Rondonópolis. O encontro ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Saúde e contou com a presença de deputados estaduais, federais, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo municipal, além de autoridades de municípios vizinhos.
Presente no encontro, o deputado estadual Thiago Silva ressaltou a importância do trabalho em conjunto. “Nossa prioridade é a saúde e as vidas dos cidadãos que dependem dos atendimentos da Santa Casa. Vamos levar as reivindicações ao governador Mauro Mendes, abrir este canal de diálogo e, juntos, buscar uma solução em prol de Rondonópolis e de toda a região sudeste”, afirmou.
A reunião foi convocada pela secretária Municipal de Saúde, Tânia Balbinotti. Conforme dados apresentados pela chefe da pasta, a dívida do hospital filantrópico já soma R$ 90 milhões, entre débitos bancários, impostos, salários, encargos trabalhistas e fornecedores.
Após a reunião, ficou definida uma audiência com o governador de Mato Grosso, prevista para ocorrer nesta semana. A missão é unir forças em prol da regularização financeira e da retomada plena das atividades do hospital filantrópico. A Santa Casa atende a 19 municípios da região, sendo mais de 80% dos pacientes atendidos via SUS.
Greve suspensa
Os médicos da Santa Casa de Rondonópolis decidiram suspender temporariamente o movimento de paralisação na unidade de saúde. A informação foi confirmada na noite deste domingo (13), em nota, pela assessoria de comunicação do hospital filantrópico.
Conforme o documento oficial, “em assembleia extraordinária realizada hoje, o corpo clínico deliberou pela suspensão temporária da paralisação dos atendimentos por um período de 45 dias. Esta decisão, ponderada e responsável, visa possibilitar a retomada das negociações com a diretoria do hospital, na busca de uma solução definitiva para a grave questão dos atrasos nos pagamentos dos honorários médicos”.
A partir desta segunda-feira (14), todos os serviços eletivos prestados pelo corpo clínico à Santa Casa – incluindo pacientes do SUS, particulares e de convênios – serão retomados. A paralisação dos atendimentos completou 15 dias.