Ações intensificadas da PMMT elevam em 44% apreensões de drogas na capital no 1º trimestre de 2025
Operações fazem parte do Programa Tolerância Zero e refletem avanço no combate ao tráfico e na segurança pública da Capital Foto:
O trabalho estratégico e intensificado da Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), por meio do 1º Comando Regional, gerou um crescimento expressivo nas apreensões de drogas na capital, Cuiabá. Segundo dados divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe) da PM, entre os meses de janeiro e março de 2025 foram apreendidos 408 quilos de entorpecentes, número 44% maior em comparação com o mesmo período de 2024, quando foram retirados de circulação 284 quilos.
Esse aumento significativo é resultado direto das operações reforçadas desde a implantação do Programa Tolerância Zero, do Governo do Estado, iniciado em novembro de 2024, com foco na repressão qualificada à criminalidade e intensificação da presença policial nas ruas.
Reforço nas ações e resultados expressivos
No mesmo período de análise, a Polícia Militar de Cuiabá registrou mais de 1.100 boletins de ocorrência, dos quais aproximadamente 200 estão relacionados ao crime de tráfico de drogas. As operações culminaram na condução de 590 suspeitos às delegacias e na prisão de 128 foragidos da Justiça por diversos crimes.
De acordo com o coronel Paulo César da Silva, comandante do 1º Comando Regional, a crescente atuação da PM na Capital tem garantido maior sensação de segurança para moradores e visitantes.
“Temos orgulho de estarmos à frente da Capital do nosso Estado e conseguir trazer mais segurança para os moradores e turistas que circulam diariamente pela nossa cidade. A Polícia Militar em Cuiabá, assim como em todo o Estado, está voltada para a tolerância zero a todo tipo de crime, fazendo operações diárias e atendendo prontamente às denúncias da população”, ressaltou o coronel.
Além do combate direto ao tráfico, o trabalho das equipes policiais resultou no registro de 260 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) — medidas que agilizam o atendimento de ocorrências de menor potencial ofensivo e otimizam o tempo e o deslocamento das viaturas em serviço. Também foram retiradas de circulação 24 armas de fogo e recuperados 57 veículos com registros de furto ou roubo.
Estrutura, investimento e presença estratégica
Segundo o comandante-geral da PMMT, coronel Claudio Fernando Carneiro Tinoco, os resultados refletem não apenas a dedicação das tropas, mas também os investimentos estruturais e operacionais promovidos pelo Governo de Mato Grosso.
“Aqui em Cuiabá, vivemos a transformação da realidade, com a modernização das estruturas físicas de nossas unidades, além de investimentos em armamentos, equipamentos e uma frota moderna. Isso proporciona condições seguras e eficazes para que nossos policiais realizem suas atividades. Reduzir a criminalidade na Capital é reflexo do compromisso com toda a população do Estado”, afirmou Tinoco.
A capital mato-grossense conta atualmente com cinco batalhões da Polícia Militar, além de mais de dez companhias e bases distribuídas por todas as regiões da cidade. Entre as unidades especializadas com atuação direta em Cuiabá estão a Força Tática, a Companhia Raio, dedicada ao patrulhamento com motocicletas, além das sedes do Comando-Geral da PMMT e dos batalhões especializados que atuam em apoio a todo o Estado.
A intensificação do policiamento ostensivo e estratégico reforça a atuação da Polícia Militar na garantia da ordem pública e da segurança dos cidadãos, consolidando Cuiabá como uma das prioridades no enfrentamento da criminalidade em Mato Grosso.