Golpe de R$ 60 mil: Polícia desmantela quadrilha que aplicava estelionato com ‘falsos clientes’
"Grupo criminoso aplicava golpes se passando por clientes para obter metais de forma fraudulenta Foto:
A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande, deflagrou nesta sexta-feira (11) a Operação Métalon, que tem como foco o combate a uma associação criminosa especializada em golpes na modalidade “falso cliente” e receptação de materiais furtados.
As investigações começaram em julho de 2024, após uma empresa de comercialização de metais, localizada em Várzea Grande, ser alvo de um golpe. De acordo com a polícia, os criminosos se passaram por clientes, realizaram contatos por telefone e aplicativos de mensagens, e conseguiram que a empresa emitisse boletos bancários e entregasse as mercadorias.
O prejuízo ultrapassou R$ 60 mil. Parte do material furtado foi recuperado ainda na época pela Polícia Militar, quando foi localizado em um estabelecimento comercial da cidade, pronto para revenda.
Com o avanço das investigações, a Delegacia de Estelionato conseguiu reunir provas suficientes para solicitar medidas cautelares à Justiça. A 4ª Vara Criminal de Várzea Grande expediu três mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos nesta sexta-feira. Durante a operação, foram apreendidos diversos materiais que agora passam por perícia.
Segundo o delegado André Luís Prado Monteiro, responsável pelo caso, os suspeitos já foram ligados a outros crimes semelhantes registrados na região metropolitana de Cuiabá e até em outros estados. “Com essa operação, conseguimos não apenas interromper os golpes aplicados por esse grupo, como também abrir caminho para novas investigações sobre possíveis ramificações da quadrilha”, afirmou.
A operação foi batizada de “Métalon”, em referência à natureza dos produtos visados pelos criminosos: metais que possuem valor elevado e rápida revenda no mercado informal.
As investigações continuam para identificar todos os envolvidos e responsabilizá-los pelos crimes de estelionato, associação criminosa e receptação qualificada.