Suspeito de extorsão a comerciantes é detido com mais de R$ 10 mil em ação contra o crime organizado em Rondonópolis
Homem monitorado por uso de tornozeleira eletrônica já possui passagens por homicídio e furto Foto:
Durante patrulhamento da Operação “Tolerância Zero às Facções Criminosas”, equipes da Força Tática prenderam na tarde desta quinta-feira (10), por volta das 15h45, um suspeito de envolvimento com organização criminosa no bairro Jardim Tropical, em Rondonópolis. O homem, já conhecido das autoridades por passagens anteriores por homicídio (2013) e furto (2015), usava tornozeleira eletrônica no momento da abordagem.
A prisão ocorreu após os militares receberem denúncias de que o suspeito seria responsável por fazer o chamado “recolhimento da caixinha” — extorsão praticada contra comerciantes para financiar atividades ilícitas de facções criminosas. O indivíduo foi localizado na Avenida Goiânia, conduzindo um veículo Saveiro Cross, de cor vermelha.
Ao ser abordado, foi encontrado em posse do suspeito o valor de R$ 10.456,00 em espécie. Questionado sobre a origem do dinheiro, ele alegou que havia vendido um veículo, porém, não apresentou qualquer documento ou comprovante que sustentasse a versão.
Diante da inconsistência do relato, do montante expressivo em dinheiro e da informação prévia sobre seu possível envolvimento com o crime organizado, os policiais encaminharam o suspeito à 1ª Delegacia de Polícia para as providências cabíveis.
Durante o trajeto, o telefone celular do homem não parava de receber ligações, muitas delas com DDDs de outras regiões. A Polícia Civil foi acionada para perícia no aparelho, a fim de aprofundar as investigações.
O veículo do suspeito, que não apresentava irregularidades, foi deixado aos cuidados de um amigo pessoal, identificado como ”Nildo”, a pedido do próprio detido.
A Polícia Militar reforça que a operação seguirá com ações firmes e integradas para coibir o avanço de facções e garantir maior segurança à população, especialmente em áreas onde há registro de extorsão e intimidação a comerciantes.