Sete mulheres são presas em flagrante tentando entrar com itens proibidos na Penitenciária Central
Com fumo, comprimidos, cigarros e isqueiros escondidos, visitantes têm direito de acesso suspenso por 90 dias após passarem por scanner corporal Foto:
Sete mulheres foram surpreendidas por policiais penais neste sábado (05), ao tentarem entrar na Penitenciária Central do Estado (PCE), em Cuiabá, com produtos proibidos escondidos em seus pertences. Entre os itens apreendidos estavam pacotes de fumo, comprimidos, cigarros, isqueiros e até espelhos, configurando violação das normas de segurança do sistema prisional.
A tentativa foi frustrada durante o controle de acesso à unidade, quando as mulheres passaram pelo escâner corporal, tecnologia utilizada para detectar objetos ocultos. Em um dos casos, uma visitante portava dois pacotes de fumo, cinco espelhos e isqueiros, evidenciando a tentativa de repassar diversos materiais de forma disfarçada.
Diante dos flagrantes, um boletim de ocorrência foi registrado e as mulheres tiveram o direito de visita suspenso por 90 dias.
Em nota, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejudh) informou que os protocolos de segurança vêm sendo intensificados com base na política de Tolerância Zero contra as facções criminosas. A medida inclui revistas rigorosas e ações constantes para evitar a entrada de materiais ilícitos nas penitenciárias do estado.
As mulheres poderão responder por tentativa de favorecimento real e outras sanções previstas no regulamento interno do sistema prisional.