Patrulha Guardião visita ARPTA e reforça apoio durante o Mês de Conscientização do Autismo
Ação da PMMT busca fortalecer o apoio à ARPTA e mobilizar a comunidade para voluntariado e inclusão de pessoas com TEA Foto:
Em alusão ao Mês de Conscientização do Autismo, a Patrulha Guardião do 4º Comando Regional da Polícia Militar de Mato Grosso realizou uma visita à ARPTA (Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno Autista), em Rondonópolis. A ação teve como objetivo fortalecer laços com a instituição e identificar formas de contribuir com seu importante trabalho social.
Durante a visita, foi possível constatar a necessidade de mais servidores e voluntários para ampliar e qualificar o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), realidade que reforça a importância do engajamento da sociedade civil.
A equipe da Patrulha Guardião também realizou uma fala direcionada à comunidade rondonopolitana, convidando os cidadãos a participarem da programação especial do mês de abril e se tornarem colaboradores voluntários da ARPTA. A iniciativa visa fortalecer o trabalho desenvolvido pela instituição, que desempenha um papel fundamental na inclusão e no cuidado com pessoas autistas.
Representando a Polícia Militar como agente de segurança pública voltado à prevenção primária, o 4ºCR, por meio da Patrulha Guardião, estando envolvidos o Subtenente PM Carlos e o 1ª Sargento Delavy, reafirmou seu compromisso com ações que promovam o bem-estar social e, consequentemente, contribuam para a segurança da população.
Vale lembrar que o Transtorno do Espectro Autista envolve diferentes níveis de comprometimento, incluindo dificuldades na comunicação, na interação social e comportamentos repetitivos, sendo fundamental o apoio especializado e contínuo para o desenvolvimento das pessoas com TEA.