Evento destaca a importância da qualidade das sementes para a recuperação de pastagens degradadas
Foto:
O setor da pecuária da região de Poxoréu, sudeste de Mato Grosso, se reuniu na noite desta quarta-feira (02/04), no Sindicato Rural do município, para uma palestra com o tema “Manejo correto de pastagem: Receita para uma pecuária de sucesso”, dentro da 13ª edição do Acrimat em Ação. Evento que conta com o apoio da Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT), destacou a importância da qualidade das sementes para a recuperação de pastagens degradadas.
O vice-presidente da APROSMAT, Gutemberg Carvalho Silveira, explica que a semente é o começo de todo o processo, após o preparo do solo o produtor vem com a semente que gerará aquilo que ele busca na produção, seja em grãos ou na bovinocultura. “No caso da pecuária, o produtor tem que procurar uma semente adequada, com qualidade superior, sementes puras. É muito importante a qualidade da semente, e para isso, ele tem que procurar sua assistência ou seu agrônomo, para que seja orientado a adquirir um produto de qualidade e correto para o seu uso”, destacou.
A palestra da noite foi ministrada pelo engenheiro agrônomo, com pós-graduação em Pastagem, Wagner Pires, que apresentou a abordagem “Manejo correto de pastagem: Receita para uma pecuária de sucesso”. “No passado, as gramíneas e as sementes eram de muito baixa qualidade, e nos últimos anos, por meio da fiscalização do Mapa e das exigências, a qualidade vem melhorando muito. E o pecuarista está também se atentando a isso, em utilizar uma semente de qualidade, e é importante que ele comece da maneira certa, comprando uma boa semente para ter uma boa formação de sua pastagem”, disse.
O Acrimat em Ação, além de levar palestras aos produtores, segundo o diretor técnico da Acrimat, Francisco Manzi, busca também coletar as demandas destas regiões e desta forma traçar estratégias para fortalecimento da bovinocultura no Estado com o maior rebanho do Brasil. “Hoje a mobilização está muito grande em parceria com os sindicatos rurais, nós temos conseguido nesta edição uma média de 200 pessoas por evento, com pelo menos 70% de pecuaristas presentes, que é o nosso público alvo”, comentou.
O Acrimat em Ação conta com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi), Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Fundo Mato-grossense de Apoio à Cultura da Semente (Fase-MT), Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat), Grupo Canopus e FS Fueling Sustainability.
MERCADO EM EXPANSÃO – O tamanho do mercado brasileiro de sementes forrageiras foi estimado em US$ 343,95 milhões em 2024, e deve atingir US$ 482,41 milhões até 2029, crescendo a um CAGR de 7% durante o período de previsão (2024-2029). Estima-se que cerca de oito milhões de hectares de pastagens sejam renovadas ou recuperadas anualmente no Brasil.