RONDONÓPOLIS Vereadores querem instalação de ala de saúde mental na UPA
Os parlamentares derrubaram um veto do prefeito Cláudio Ferreira a um projeto de vereador Gelsão da Saúde (Podemos) que propunha a criação da estrutura Foto: Divulgação
Os vereadores rondonopolitanos querem a instalação de uma ala de saúde mental na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Os parlamentares derrubaram um veto do prefeito Cláudio Ferreira a um projeto de vereador Gelsão da Saúde (Podemos) que propunha a criação da estrutura e agora prometem cobrar do gestor a criação dessa ala.
De acordo com o vereador Ibrahim Zaher (MDB), primeiro-secretário da Câmara e líder do prefeito, a criação dessa ala seria importante para atender pacientes em surto ou aqueles que precisassem de atendimento psicológico emergencial. “Esse é um projeto de autoria do vereador Gelsão da Saúde e eu gostaria de parabenizar ele pela iniciativa e é muito importante, pois de você for ver hoje na UPA nós temos diversos atendimentos de pessoas que chegam muitas vezes em crise e vão buscar ajuda ali. A família leva no desespero pra buscar um atendimento dentro da UPA, mas ainda não tem esse atendimento lá”, explicou.
Ele prossegue dizendo que o projeto foi aprovado pelos vereadores, mas acabou sendo vetado pelo Executivo por conta de um vício de iniciativa, já que por ser um projeto que cria despesas teria que ser um projeto proposto pela prefeitura. “Mas como é um tema muito forte para todos nós vereadores, nós aprovamos esse projeto e vamos trabalhar junto ao Executivo para que isso possa sair do papel. Eu acho que nós temos que ter uma responsabilidade quando nós falamos de saúde é mental, quantas pessoas têm sofrido na nossa cidade, muitas vezes por não ter uma rede de amparo suficiente ou até um serviço de emergência”, pontuou Ibrahim.