• 3 de abril de 2025
#Agronegócio

Preço do arroz recua 14% em março e retorna a níveis de 2022

Foto:

O Indicador CEPEA/IRGA-RS do arroz em casca (58% de grãos inteiros e pagamento à vista) registrou uma queda expressiva de 14% ao longo de março, encerrando o mês cotado a R$ 77,30 por saca de 50 kg. Com esse recuo, os preços retornaram aos patamares nominais observados em outubro de 2022.

De acordo com pesquisadores do Cepea, o movimento de desvalorização reflete a expectativa de aumento da oferta e o avanço mais acelerado da colheita nesta safra. Além disso, a queda nas cotações internacionais, conforme relatado pela FAO, e os preços praticados nas importações contribuem para pressionar o mercado doméstico.

Diante desse cenário, vendedores seguem mais retraídos, apostando que os atuais níveis de preço favoreçam a exportação, ajudando a reduzir os excedentes e a sustentar as cotações no mercado interno. Enquanto isso, produtores, ao gerarem receita com a venda de outros grãos, já sinalizam uma possível redução na área plantada para a próxima safra.

As unidades de beneficiamento relatam dificuldades na comercialização e na manutenção dos preços do arroz beneficiado nos grandes centros consumidores, justificando margens de lucro mais apertadas. De forma geral, compradores consultados pelo Cepea não demonstraram grande interesse em fechar negócios neste momento, optando, sobretudo, por receber arroz a depósito.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Preço do arroz recua 14% em março e retorna a níveis de 2022

Colheita de soja e milho ultrapassa 95%

Preço do arroz recua 14% em março e retorna a níveis de 2022

Cortes no Plano Safra e no Seguro