Polícia Civil deflagra operação contra o crime organizado
Mandados serão cumpridos em Mato Grosso e Santa Catarina Foto:
A Polícia Civil, por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), deflagrou na manhã desta segunda-feira (31) a Operação Tabuleiro Quebrado, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na execução de membros de um grupo rival e na disputa pelo controle da criminalidade no Estado.
Foram expedidos cinco mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão, com ações na Cadeia Pública de Várzea Grande e em cidades de Mato Grosso e Santa Catarina.
As investigações apontam que a facção criminosa é estruturada com divisão de funções e atua promovendo homicídios, tráfico de drogas e posse de armas. Conversas interceptadas revelaram planos para expandir o grupo no Estado, além da organização interna dos integrantes, chamados de “disciplina” da facção.
Entre os alvos está um detento conhecido como “Chapeleiro Primeirão”, que recrutava executores para eliminar rivais, oferecendo R$ 10 mil, um carro e armas. Ele também afirmava ser padrinho de 48 membros da facção e discutia estratégias de controle territorial.
Outro investigado é um ex-integrante do grupo rival que vivia na Bolívia e se dizia insatisfeito com sua antiga facção. Ele foi convencido a participar da execução de ex-companheiros.
Mensagens interceptadas indicam que o grupo não permitiria a presença de rivais em seu território, deixando clara a intenção de retaliar ataques com múltiplas execuções.