Colheita da soja avança para 82% da área cultivada no Brasil
Foto:
A colheita da safra 2024/25 de soja no Brasil atingiu 82% da área plantada até a última quinta-feira (27), avançando em relação aos 77% registrados na semana anterior e superando os 74% observados no mesmo período da safra anterior (2023/24). Os dados são do levantamento da AgRural, que aponta este como o maior índice para esta época do ano desde o início da série histórica, na safra 2010/11.
A estabilidade do clima impulsionou o ritmo da colheita no Rio Grande do Sul, onde a quebra de safra provocada pela estiagem e pelo calor intenso se confirma à medida que as máquinas avançam. No Norte e Nordeste do país, o clima também tem sido favorável, permitindo uma rápida evolução dos trabalhos, especialmente nas áreas que já atingiram o ponto de colheita.
Chuvas amenizam perdas no milho, mas desafios permanecem
Na última semana, volumes expressivos de chuva beneficiaram diversas lavouras de milho safrinha no Centro-Sul do Brasil, contribuindo para amenizar o déficit hídrico. No entanto, a distribuição irregular das precipitações e as altas temperaturas ainda preocupam os produtores. Em Mato Grosso, por outro lado, a colheita segue favorecida por um regime climático mais estável.
Já a colheita do milho verão 2024/25 no Centro-Sul atingiu 82% até quinta-feira (27), avançando sobre os 77% registrados na semana anterior e igualando o índice do mesmo período do ano passado.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio