Bar do Jarbas adere ao Vigia Mais MT e amplia segurança no bairro Dom Aquino
Foto:
A segurança pública no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, ganhou reforço com a instalação de câmeras do programa Vigia Mais MT no Bar do Jarbas. Por meio de um termo de cooperação com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), o estabelecimento recebeu cinco câmeras fixas.
O proprietário do bar, Gilbert Lawermom Borges, que recebe cerca de 800 pessoas por fim de semana, destaca que a tecnologia traz mais tranquilidade tanto para os frequentadores quanto para os moradores da região.
“As câmeras trazem mais segurança aos clientes, frequentadores do bar e para a região em geral. Eles sabem que temos um sistema de monitoramento e acompanhamento em tempo real interligado com a polícia”, afirmou.
Os equipamentos foram instalados de forma estratégica, voltados para as vias públicas, atendendo ao interesse coletivo, conforme prevê o decreto de criação do programa, e já estão conectadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).
O secretário adjunto de Integração Operacional, coronel PM Fernando Augustinho, afirma que o estabelecimento está localizado em um bairro na região central de Cuiabá, com grande fluxo de pessoas.
“Trata-se de um local com grande concentração de pessoas, especialmente na área externa. O sistema de vigilância garantirá a segurança tanto enquanto o público aguarda para entrar quanto na saída, já durante a noite. Além de beneficiar o estabelecimento, a tecnologia contribui para a segurança de toda a região, pois as câmeras possuem um amplo alcance”, pontua o secretário.
Além das parcerias com prefeituras municipais, o programa também permite a adesão de entidades privadas, como empresas, associações, instituições classistas e conselhos comunitários, por meio da assinatura de termos de cooperação.
Lançado há dois anos, o Vigia Mais MT já conta com adesão de 127 municípios de Mato Grosso. O Governo oferta gratuitamente as câmeras com equipamentos como nobreak, switch e armários. Aos municípios ou parceiros privados cabem os custos da instalação e manutenção dos equipamentos.
Para mais informações, acesse AQUI.
Fonte: Governo MT – MT