Ministério da Saúde anuncia início da integração do Hospital Federal da Lagoa com a Fiocruz
Foto:
Um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para iniciar a integração do Hospital Federal da Lagoa com o Instituto Fernandes Figueira foi assinado nesta sexta-feira (28) pelo ministro Alexandre Padilha e o presidente da Fiocruz, Mario Moreira. O acordo é mais um passo do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro, na missão de melhorar a qualidade da assistência e reduzir o tempo de espera por atendimento no SUS. Pelos próximos 60 dias, profissionais das duas instituições vão estabelecer um diagnóstico da unidade e detalhar a estratégia de integração.
Segundo o ministro Padilha, o acordo vai potencializar e fortalecer cada vez mais a instituição, com foco no atendimento de mulheres, crianças e adolescentes. “Estamos juntando duas grandes potências da nossa história, num esforço de qualificação e diagnóstico de como podemos avançar. O hospital vai sair mais forte. O SUS vai sair mais forte e o Instituto Fernandes Figueira também”, destacou. “Se tem uma coisa que me deixa feliz ao voltar ao Ministério da Saúde é estar perto da Fiocruz”, completou o ministro ao ressaltar o papel colaborativo da instituição.
O Hospital Federal da Lagoa é reconhecido no Rio de Janeiro pelo cuidado oncológico em adultos e, particularmente, pela excelência oncopediátrica. Voltada ao atendimento de média e alta complexidade, a unidade atende especialidades como mastologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia vascular e cirurgia de mão. “Queremos fortalecer a atenção à saúde da criança e da mulher, uma prioridade da minha gestão”, complementou o ministro.
Após o estudo diagnóstico, será possível detalhar sobre a reabertura de leitos, contratação de trabalhadores e expansão dos serviços para a população que necessita da unidade. A primeira reunião do Grupo de Trabalho das instituições envolvidas deve acontecer na primeira semana de abril.
O presidente da Fiocruz, Mario Moreira, declarou que a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na instituição é um sinal da inequívoca importância que a pasta dá ao impulsionamento dos projetos da Fiocruz. “Esta é uma discussão que vem se desenvolvendo há alguns anos e, finalmente, hoje estamos dando um passo concreto”, declarou.
Quatro unidades estão com ações em andamento do Plano de Reestruturação dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro do Ministério da Saúde: Bonsucesso (HFB), Andaraí (HFA) e Cardoso Fontes (HFCF) já iniciaram a descentralização da gestão. O Hospital dos Servidores do Estado (HFSE) está em processo de transição para a EBSERH, em etapa final de estudos.
R$ 24 milhões para fortalecer assistência em 75 maternidades de todo o país
Outra medida anunciada nesta sexta-feira (28) pelo ministro Alexandre Padilha foi a criação de Planos de Ação para melhoria de processos de gestão em 75 maternidades de todos os estados brasileiros. Essas unidades concentram a maior parte de óbitos maternos e, por isso, a qualificação da assistência é fundamental para reduzir a mortalidade de mães e bebês no país.
Das 75 unidades, 25 maternidades da EBSERH já começaram o processo. As demais 50 unidades de gestões estaduais e municipais começarão agora. “A gente precisa da força de instituições como a Fiocruz para qualificar, acompanhar e ajudar a desenvolver essas maternidades”, defendeu Padilha.
Por dois anos, profissionais do Ministério da Saúde e do IFF/Fiocruz, em parceria, vão elaborar, implementar e monitorar esses Planos de Ação em cada maternidade, todas unidades do SUS. Na prática, serão garantidas melhorias nos processos de trabalho, como a segurança do paciente, o fluxo de leitos, a regulação, no acolhimento, na assistência ao parto e ao nascimento e na qualificação das ações nas UTIs.
O público-alvo são as equipes técnicas e gestoras de maternidades, contemplando profissionais de saúde das áreas clínicas e de saúde coletiva, bem como a parceria com as instâncias de gestão do SUS dos estados e municípios e representantes dos movimentos sociais.
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde