Rondonópolis será palco do Festival Paralímpico 2025
Foto:
Rondonópolis foi uma das 120 cidades do Brasil selecionadas para sediar o Festival Paralímpico, um evento que proporciona a crianças e adolescentes a oportunidade de vivenciar, de forma lúdica, diferentes modalidades esportivas. A iniciativa acontecerá através da parceria entre Prefeitura de Rondonópolis e Governo do Estado, em duas etapas: a primeira no dia 14 de junho e a segunda no dia 20 de setembro, reunindo cerca de 200 participantes, sendo 180 pessoas atípicas e 20 típicas, com idades entre 17 e 23 anos.
A ação faz parte de um movimento nacional, sendo realizada simultaneamente em diversas cidades brasileiras. Em Mato Grosso, o evento acontecerá das 8h às 12h, com as atividades organizadas em um circuito esportivo. A cada 30 minutos, grupos de 50 a 60 participantes experimentarão uma modalidade esportiva. Após a conclusão de um ciclo, ocorre a troca de modalidade, seguida de um intervalo para o lanche e, ao final, a cerimônia de encerramento.
A organização do evento contará com o apoio de diversas instituições locais. Na manhã desta quinta-feira (27) aconteceu na Secretaria de Esporte e Lazer uma reunião estratégica com a presença do secretário adjunto de Esporte, Marcos Paulo Martins da Silva, do coordenador de Esporte de Inclusão do Estado de Mato Grosso, Luiz Tamba, e da gerente do Departamento de Educação Inclusiva do Município, Geicivani Fernandes. Também participaram representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (ARPTA), Associação Rondonopolitana de Deficientes Visuais (ARDV), Rondonópolis Associação de Atletismo e Esporte Inclusivo (RAAEI) e Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).
O secretário adjunto de Esporte, Marcos Paulo Martins da Silva, destacou a importância do festival para a cidade. “Essa reunião foi um marco para Rondonópolis. Estivemos reunidos com o Governo do Estado e a Secretaria de Cultura e Esportes para discutir esse evento grandioso. Fomos contemplados para sediar o festival paralímpico e demos um passo inicial importante. É uma oportunidade para as pessoas atípicas e para os típicos experimentarem o esporte. Estamos felizes e motivados para realizar algo inovador com o apoio da sociedade e das entidades”.
Já o coordenador de Esporte de Inclusão de Mato Grosso, Luiz Tamba, reforçou a relevância do evento para a cidade e o comprometimento das lideranças locais. “É excepcional ver que Rondonópolis tem pessoas envolvidas na causa da pessoa com deficiência. Ficamos emocionados ao perceber o brilho nos olhos do secretário e sua vontade de dar essa oportunidade a esse público. Isso demonstra o alinhamento com o prefeito Claudio Ferreira e um olhar atento para a inclusão. O Governo do Estado, por meio da Secretaria, está animado em apoiar a realização deste festival no município”.
Luiz Tamba ainda ressaltou o potencial esportivo de Rondonópolis e a necessidade de fortalecer iniciativas como essa. “Rondonópolis já foi um dos ícones do esporte em Mato Grosso. No entanto, em determinado momento, essa prioridade foi deixada de lado pelos gestores municipais. Agora, com essa atenção às pessoas com deficiência, o município está se destacando novamente. É fundamental que a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, continue investindo e impulsionando essas ações.”
O link para as inscrições do Festival Paralímpico estará disponível a partir de abril, permitindo que os interessados garantam sua participação.