Vereadoras buscam implantação da Casa da Mulher Brasileira em Rondonópolis
Foto:
Em uma reunião realizada no Ministério de Estado das Mulheres, viabilizada pelo Senador Wellington Fagundes, as vereadoras Kalynka Meirelles (PL) e Mariuva Valentim (MDB) discutiram a possibilidade de instalar uma unidade da Casa da Mulher Brasileira em Rondonópolis. A ação tem como base o Decreto nº 11.431, de 8 de março de 2023, que institui o Programa Mulher Viver sem Violência. Este programa visa integrar e ampliar os serviços públicos voltados às mulheres em situação de violência, por meio de um atendimento especializado nas áreas de saúde, segurança pública, justiça, assistência social e promoção da autonomia financeira. A criação da Casa da Mulher Brasileira é uma das principais ações do programa.
Durante o encontro, as vereadoras apresentaram dados preocupantes sobre os índices de violência contra a mulher em Rondonópolis e em Mato Grosso, estado que atualmente ocupa a liderança no número de feminicídios no Brasil. Um dos casos mencionados foi o assassinato de Yasmin Farias Cardoso, de 27 anos, morta a facadas pelo ex-namorado em sua residência, recentemente.
Com a apresentação desse e outros casos, as vereadoras defenderam a implantação da Casa da Mulher Brasileira em Rondonópolis, destacando a importância de proporcionar um ambiente seguro para as mulheres em situação de violência. Elas também solicitaram que o estado de Mato Grosso receba mais atenção e investimentos para deixar de ser o líder no ranking de feminicídios e se torne um modelo de oportunidades, garantindo melhores condições para o enfrentamento da violência, o empoderamento feminino e a promoção da autonomia econômica das mulheres.