• 29 de março de 2025
#Saúde

Ministério da Saúde realiza vacinação de bloqueio contra o sarampo em São João de Meriti (RJ)

Foto:

O Ministério da Saúde intensificou as ações de vigilância e reforçou a vacinação contra o sarampo após a confirmação de três casos recentes da doença no país. Dois casos esporádicos foram notificados no estado do Rio de Janeiro e um no Distrito Federal. Uma equipe do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) esteve na última semana em São João de Meriti (RJ), onde duas crianças foram diagnosticadas com sarampo. Junto com a equipe local, foi feito o bloqueio vacinal na cidade – a imunização de pessoas que tiveram contato com os infectados. Quatro técnicos permanecem no município para dar prosseguimento às ações de prevenção e controle.   

“Organizamos as equipes locais de saúde para fazer ações de varredura na área onde os casos foram encontrados. Delimitamos o território e capacitamos os profissionais do município para a realização da busca ativa vacinal”, acrescenta o diretor do Departamento Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, Eder Gatti, que também participou da missão. Com o apoio do estado, que enviará veículos e estrutura, será realizada a vacinação extramuros em São João de Meriti. No último sábado (22), a Secretaria de Estado de Saúde do Rio (SES/RJ) – em parceria com o Ministério da Saúde e o município – realizou um dia de campanha para a aplicação da vacina. 

Como parte das ações, também foi mapeado o território onde residem os infectados para que profissionais de saúde realizassem a varredura para impedir a transmissão na vizinhança. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cobertura vacinal tríplice viral, que protege contra o sarampo, foi de 73,8% para a primeira dose, em 2024, em São João de Meriti. Outras ações de imunização e vigilância estão em curso, como vacinação nas escolas e em outros bairros do município e busca de casos suspeitos nos serviços de saúde. 

O Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como país livre do sarampo em 2024, após ter perdido o título em 2019. Casos pontuais como esses não comprometem a certificação do país. O sarampo ainda circula em outras partes do mundo, podendo eventualmente ser introduzido no território nacional. A reposta rápida por parte do Ministério da Saúde e as secretarias estadual e municipal de saúde é fundamental para impedir a transmissão do vírus. 

São João de Meriti integra a Região de Saúde Metropolitana I, composta por outros 11 municípios: Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro e Seropédica, que também estão sendo monitorados com atenção pela pasta. 

técnicos saúde sarampo rj ação.jpg
Quatro técnicos permanecem em São João de Meriti (RJ) para dar prosseguimento às ações de prevenção e controle (Foto: João Vitor Moura/MS)

Um caso em Brasília 

Na capital federal, o caso de sarampo foi importado, isto é, a fonte de infecção foi em outro país. A paciente retornou recentemente de uma viagem internacional, na qual visitou cinco países e realizou diversos voos antes de retornar à cidade, no período do Carnaval. A resposta dada à doença incluiu isolamento, bloqueio vacinal, investigação epidemiológica e monitoramento de contatos. O Ministério da Saúde acompanha junto à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF).

Rafael Secunho e João Vitor Moura
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Ministério da Saúde realiza vacinação de bloqueio contra o sarampo em São João de Meriti (RJ)

Nova Rota discute demandas do setor de

Ministério da Saúde realiza vacinação de bloqueio contra o sarampo em São João de Meriti (RJ)

Exportações de Carne Suína: Em 13 dias