Maioria dos focos do Aedes aegypti em Primavera do Leste está dentro das casas
Foto:
Primavera do Leste registrou 767 casos de dengue nos dois primeiros meses de 2025, segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde. Apenas em fevereiro, foram contabilizados 374 casos, o que acendeu um alerta para o avanço da doença na cidade. Além da dengue, o município também registrou 65 casos de chikungunya e um caso de zika no mesmo período.
Os bairros com maior incidência de casos de dengue são Primavera III, Jardim Esperança, Buritis II e Jardim Riva. A alta concentração de casos nessas regiões reforça a necessidade de intensificar o trabalho de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças.

De acordo com o levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), a maioria dos focos do mosquito estão dentro das casas. Os principais criadouros encontrados pela equipe de Vigilância Ambiental estão em vasos de plantas, recipientes de geladeira, bebedouros de animais, além de lixo e entulho acumulado nos quintais.
A coordenadora de Vigilância Ambiental, Juscilene Rosa, destacou a importância da participação da população no combate ao mosquito. “Estamos enfrentando uma situação preocupante. A maior parte dos focos está dentro das casas, em locais de fácil controle. Precisamos da colaboração de todos para eliminar esses criadouros. É essencial que cada morador faça sua parte, eliminando água parada em vasos, recipientes de geladeira e bebedouros de animais. Juntos, podemos vencer essa batalha”, afirmou.

Desde o início do ano, a equipe da Vigilância Ambiental já visitou aproximadamente 29.366 imóveis, orientando os moradores e eliminando focos do mosquito. A Secretaria de Saúde reforça que a população deve manter os quintais limpos, evitar o acúmulo de água parada e permitir o acesso das equipes de combate à dengue para que o trabalho de prevenção seja mais eficaz.