Moretti destaca protagonismo das mulheres na política em evento do CMPIR
Foto:
Prefeita defendeu uma participação maior e efetiva das mulheres na política, tanto na esfera municipal como também estadual e nacional e agenda permanente para busca de política públicas que atendam à população negra, periférica e vulnerável
No Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial (21), a prefeita de Várzea Grande Flávia Moretti (PL) participou de uma Roda de Conversa, promovida pelo Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CMPIR). O evento foi realizado no auditório do Anexo II da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).
Além de promover o debate e a reflexão sobre o Dia internacional pela Eliminação da Discriminação Racial e Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro, o evento também teve o objetivo de elaborar propostas de políticas públicas para o município que atendam à população negra, periférica e vulnerável, que deverão ser encaminhadas à Câmara de Vereadores.
Em sua fala, a prefeita Flávia defendeu uma participação maior e efetiva das mulheres na política, tanto na esfera municipal como também estadual e nacional. “Para efetivamos políticas públicas que possam contribuir para reduzir a violência contra às mulheres e promover a igualdade racial, precisamos de mais mulheres na gestão pública. É preciso despertar a coragem das mulheres para se colocar na política municipal” disse.
A prefeita destacou a participação de mulheres negras em sua equipe de trabalho que estão atuando na gestão não pela cor da pele, mas em virtude da competência e do profissionalismo. “É importante o exemplo delas para que a comunidade reconheça que essas mulheres estão em situação de liderança e que chegaram lá pelo próprio esforço e mérito” declarou.
O presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Leodino Pereira Borges, ressaltou que a Roda de Conversa é uma importante ferramenta de diálogo para que propostas que atendam às demandas da população negra, nas questões dos direitos nas áreas da saúde, do trabalho, da educação, entre outras, possam ser elaboradas.
Segundo o presidente do CMPIR, no último censo realizado no município de Várzea Grande, mais de 50% da população se declararam pardos e pretos o que torna a atuação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial mais relevante.
Para marcar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, a Rede das Nações Unidas sobre Migração também intensificou os esforços no combate ao racismo e a discriminação racial no contexto da governança migratória.
O racismo, a xenofobia e as demais formas de discriminação têm consequências graves aos migrantes. A discriminação racial se manifesta em violações dos direitos humanos, como a falta de acesso a serviços básicos de saúde, educação, justiça, além de casos de segregação profissional dos trabalhadores migrantes. “A criminalização da migração irregular impulsiona percepções públicas negativas dos migrantes, alimentando discursos de anti-imigração, discriminação e xenofobia” explicou o presidente do CMPIR.
A Roda de Conversa do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial também contou com a participação do vereador Charles Quadro.