• 1 de abril de 2025
#Mato Grosso #Polícia #Redes

Operação Ignis

Operação Ignis: Polícia Civil prende líder de facção criminosa

Homem preso é considerado um dos líderes da facção criminosa
Foto:

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Ignis, visando desarticular a atuação de uma facção criminosa em Campos de Júlio. A ação resultou na prisão de um dos líderes do grupo e no cumprimento de mandados de busca e apreensão em locais ligados ao tráfico de drogas.

A operação faz parte da estratégia da Polícia Civil no combate ao crime organizado, dentro da Operação Inter Partes, integrada ao programa Tolerância Zero do Governo do Estado.

As investigações, conduzidas pela Delegacia de Campos de Júlio, identificaram o suspeito como peça-chave na estrutura da facção criminosa, atuando como fornecedor de drogas e responsável por crimes como extorsão, tortura, incêndio criminoso e homicídios.

O criminoso iniciou sua trajetória como “aviãozinho”, entregando drogas para a facção, mas ao longo do tempo subiu na hierarquia, assumindo a função de disciplinador do grupo. Ele era responsável por aplicar punições violentas – os chamados “salves” – contra membros que descumpriam as regras da facção.

Além disso, ele comandava um esquema de extorsão, cobrando “taxas de proteção” de comerciantes locais sob ameaça de represálias violentas, incluindo incêndios criminosos e depredações. Ele também foi identificado como mandante de execuções, incluindo um incêndio que resultou na morte de Rafael da Silva Ramos, após a vítima ser forçada a incendiar um táxi. As chamas se alastraram, impedindo sua fuga, e ele morreu asfixiado.

Durante a operação, os policiais encontraram uma grande quantidade de entorpecentes na residência do investigado, reforçando sua ligação com o tráfico de drogas.

O delegado responsável, Mateus Reiners, destacou que a ação é parte do esforço contínuo para enfraquecer a atuação de facções criminosas na região. “Nosso objetivo é restaurar a segurança pública e combater atividades ilícitas que afetam a população”, afirmou.

Disque Extorsão

O Governo de Mato Grosso lançou um canal exclusivo para denúncias sobre extorsões praticadas por facções criminosas. O serviço “Disque Extorsão contra Facções Criminosas” pode ser acessado pelo telefone 181 ou via plataforma online, garantindo o sigilo das informações.

Operação Ignis: Polícia Civil prende líder de facção criminosa

Foragido de presídio em Sergipe é recapturado

Operação Ignis: Polícia Civil prende líder de facção criminosa

Força Tática apreende drogas e prende casal