• 19 de março de 2025
#Várzea Grande

Prefeitura implanta sistema Google Workspace para otimizar trabalho do serviço público

Foto:

A plataforma agora integrada com ferramentas de Inteligência Artificial, como Gemini e NotebookLM, eleva a capacidade de otimização e eficiência

A Prefeitura de Várzea Grande está iniciando o cadastro dos servidores públicos municipais na plataforma Google Workspace. A ação visa modernizar, integrar e melhorar a comunicação entre as secretarias municipais.

Com as mudanças, a Prefeitura passa a usar ferramentas como: Google Docs, Google Sheets, Google Drive, entre outros. A ferramenta para encontros e reuniões virtuais será o Google Meets.

Caso alguma secretaria deseje cadastrar novos usuários no sistema, deve encaminhar as informações pertinentes para o departamento de Tecnologia da Informação (TI) pelo e-mail: [email protected] .

“A Prefeitura de Várzea Grande demonstra um compromisso com a inovação e a busca por soluções que otimizem a gestão pública. A implementação do Google Workspace, agora potencializado por ferramentas de Inteligência Artificial (IA), é um reflexo desse esforço”, disse o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Assuntos Estratégicos, Hebert Paes.

A adoção do Google Workspace representa uma mudança estrutural na forma como os servidores desempenham suas funções. A plataforma agora integrada com ferramentas de Inteligência Artificial, como Gemini e NotebookLM, eleva a capacidade de otimização e eficiência.

As seguintes ferramentas passam a integrar o cotidiano da gestão pública várzea-grandense:

* Google Docs: Edição colaborativa de textos em tempo real com assistência de IA para geração e revisão de conteúdo.

* Google Sheets: Criação e análise de planilhas dinâmicas com insights e previsões geradas por IA.

* Google Drive: Armazenamento e compartilhamento seguro de arquivos na nuvem.

* Google Meet: Realização de videoconferências e reuniões online com transcrição e tradução em tempo real via IA.

* Gmail: E-mail profissional com domínio personalizado e recursos de IA para organização e redação de mensagens.

* Google Agenda: Gerenciamento de compromissos e agendas compartilhadas com sugestões inteligentes de agendamento.

* Google Chat: Mensagens instantâneas para comunicação interna e integração com IA para respostas rápidas e automação de tarefas.

* Gemini: Assistente de IA que auxilia na criação de conteúdo, análise de dados e automatização de fluxos de trabalho.

* NotebookLM: Ferramenta de IA para pesquisa e organização de informações, permitindo a criação de resumos e insights a partir de documentos extensos.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

Prefeitura implanta sistema Google Workspace para otimizar trabalho do serviço público

Produção de batata cresce 20% no Paraná