Melhorias no sistema garantem distribuição de água tratada pra 100% da população em PVA
Foto: Assessoria
A Águas de Primavera, empresa responsável pela captação, tratamento e distribuição da água encanada em Primavera do Leste, divulgou o seu Relatório Anual da Qualidade da Água 2024. Este relatório analisa fatores como a cor da água, a turbidez, o PH da água, a presença ou não de coliformes fecais, o cloro residual, e os resultados obtidos comprovam a eficiência na captação sustentável, no tratamento e na distribuição de água para as famílias primaverenses.
De acordo com o relatório, que é divulgado sempre no mês de março, considerado o mês da água, durante o ano de 2024 “não foram constatadas, nos pontos de captação, contaminações ou variações capazes de comprometer a qualidade da água tratada e distribuída, o que é resultado de um trabalho incessante levado adiante por uma equipe de profissionais que tem como objetivo fornecer água potável e de qualidade, garantindo segurança para a população.
O resultado positivo foi obtido a partir da coleta de amostras retiradas dos 54 pontos de monitoramento espalhados pela cidade e foram realizadas nada menos que 37.607 no último ano. Ao todo, são analisados 7 parâmetros para garantir que a água seja potável, incolor e sem sabor, com a qualidade que chega a 100% dos lares primaverenses.
TRANSPARÊNCIA
Todos os trabalhos realizados pela Águas de Primavera obedecem rígidos critérios técnicos e isso pode ser verificado por toda a população, como fez uma comitiva de vereadores da cidade da nova legislatura, que visitou as instalações da empresa e pôde verificar no local como é feito todo o trabalho que resulta na água tratada que é distribuída para toda a cidade.
A Águas de Primavera também estará presente com um estande na Farm Show deste ano, que acontece entre os dias 18 a 21 de março, levando informações para a população.
LEGISLAÇÃO
O Relatório Anual atende ao Decreto Federal 5.440, de 4/5/2005, que estabelece definições e procedimentos sobre o controle de qualidade da água, assim como ao artigo 31 da Lei Federal 8.078/1990 que diz textualmente que “A oferta e a apresentação de produtos ou serviços devem assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidades, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e à segurança dos consumidores”.