Marcondes quer sistema para integrar informações na saúde
Foto: NMT
Na sessão da última quarta-feira (26), o vereador Marcondes Martignago (PSDB) apresentou suas indicações que foram protocoladas ao município.
Segundo o vereador, que fez seu discurso no primeiro expediente, as três indicações foram na área da saúde. Marcondes solicitou que a secretaria de saúde criasse mais três pontos de coleta de materiais para exames, nos bairros mais populosos, para que o cidadão que mora no bairro Buritis, por exemplo, não precise atravessar a cidade para ir ao Centro Leste para fazer a coleta, além disso, por vezes o único ponto de coleta fica superlotado.
Martignago quer também, que o poder executivo contrate mais psicólogos, fonoaudiólogos e neuropediatras para atender alunos de até 11 anos. O vereador justificou a indicação citando pesquisas que indicam que toda sala de aulas tem pelo menos três alunos com alguém tipo de déficit de atenção ou algum problema com o aprendizado. Deste modo, Marcondes quer que o aprendizado seja mais homogêneo e todos os alunos consigam tem a oportunidade de aprender por igual.
A terceira melhoria que Marcondes quer na saúde, é que a prefeitura contrate um sistema integrando a saúde do município, desse modo, tanto os PSF’s, UPA, hospitais e laboratórios seriam interligados para que não haja mais duplicidade e nem triplicidade de exames na rede pública de Primavera.
“Um paciente vai em um PSF e o médico solicita alguns exames, passam-se poucos dias e o mesmo paciente que precise ir parar na UPA, faz os mesmos exames que não precisariam serem feitos novamente. Nós temos no SUS em Primavera, uma fila de mais de 20 mil exames para serem feitos, e para resolver essa fila, será necessário não só melhorar a qualidade do serviço, mas também, que esses exames que são feitos duplicados, deem lugar para outros pacientes”, salientou.
Marcondes está em seu primeiro mandato, mas mostra que tem desenvoltura para atender a necessidade da população.