Deputado cobra contratação de professores auxiliares para inclusão de estudantes autistas e neurodivergentes
Foto:
O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado estadual Thiago Silva (MDB), reforçou a necessidade urgente de ampliação do quadro de professores auxiliares na rede estadual de ensino para atender estudantes autistas e neurodivergentes. Na última semana (19) o parlamentar apresentou um requerimento à Secretaria Estadual de Educação solicitando esclarecimentos sobre a política de contratação desses profissionais essenciais para a inclusão escolar.
A iniciativa surgiu após reunião, realizada com membros da Associação Rondonopolitana de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e Neurodiversidade. Durante o encontro, mães, pedagogas e alunos relataram dificuldades devido à insuficiência de profissionais capacitados para oferecer suporte adequado dentro das unidades escolares.
“Recebemos diversos relatos sobre a necessidade de contratação de mais professores auxiliares, um fator que compromete diretamente o desenvolvimento acadêmico e social dos estudantes neurodivergentes. Antes, um parecer clínico era suficiente para garantir esse suporte, mas agora exige-se também um aprovação da DRE, o que tem causado atrasos e dificultado o acesso à educação inclusiva. Precisamos de celeridade nesse processo”, destacou Thiago Silva.
O parlamentar reafirmou seu compromisso com a ampliação de políticas públicas voltadas à inclusão escolar, ressaltando que a presença de professores auxiliares é fundamental para garantir um ambiente de aprendizado inclusivo e acessível.
“Inclusão não pode ser apenas um conceito, e precisa ser uma realidade nas escolas. Nossa luta é para que a rede estadual tenha uma política robusta de suporte, garantindo acolhimento e condições adequadas para o desenvolvimento de cada estudante, de acordo com sua especificidade”, concluiu o deputado.