• 22 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

GT de Agricultura dos BRICS realiza primeira reunião de trabalho

Foto:

Nesta semana, o Grupo de Trabalho de Agricultura dos BRICS realizou a primeira reunião para iniciar as atividades de discussão sobre assuntos pertinentes à agropecuária nos países do bloco. As reuniões aconteceram nesta quinta-feira (20) e sexta-feira (21), coordenadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), juntamente com representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), do Ministerio das Relações Exteriores (MRE) e dos demais países membros do bloco.

Após as reuniões, foi realizada uma coletiva de imprensa com o balanço, conduzida pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, Luís Rua, na sede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), em Brasília.

Na ocasião, o secretário destacou a relevância internacional do Brasil neste ano: “A gente entende que é um ano muito importante, porque nós vamos ter, além da Cúpula dos BRICS, a questão da COP30, a presidência do Mercosul, a reunião com Ministros da Agricultura da África e a Junta Interamericana. Uma representatividade muito grande”, disse Rua.

Durante o encontro, foi lido o documento preparatório que será apresentado e servirá para a declaração conjunta na reunião dos ministros da Agricultura do bloco em abril deste ano. Os representantes iniciaram as discussões e ações para o enfrentamento de desafios como mudanças climáticas, degradação do solo, práticas agrícolas sustentáveis, incremento do comércio, desigualdade econômica e volatilidade dos preços dos alimentos.

“Além disso, teremos reuniões bilaterais. Um momento muito único, em que podemos discutir temas de caráter sanitário, fitossanitário, e colocar algumas questões que eventualmente levam anos para avançar. Com a possibilidade da vinda dos ministros e dos seus representantes para cá, a gente possivelmente destravará alguns temas bastante relevantes para a pauta exportadora do Brasil, mas também dos outros países que querem exportar seus produtos para o nosso país”, evidenciou o secretário Luís Rua.

O bloco representa 30% das terras agrícolas mundiais, sendo responsável por grande parte das exportações de produtos como carnes, arroz, soja, trigo e milho. Em 2024, o Brasil exportou US$ 165 bilhões em produtos agropecuários, sendo 41% para os países membros do BRICS.

Ainda durante a coletiva de imprensa, o secretário Rua anunciou os principais tópicos para o GT de Agricultura, sendo eles: segurança alimentar e nutricional; produção agrícola sustentável; comércio agrícola e infraestrutura; acordos e entregas planejadas, entre outros.

A certificação eletrônica também é tema de discussão do GT. Essa iniciativa visa agilizar e facilitar a rastreabilidade e a segurança no processo de certificação dos produtos.

Um evento importante que tem conexão com o BRICS é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O GT da Agricultura irá discutir temas pertinentes à COP30, como a degradação de pastagens e a elaboração de soluções, como, por exemplo, o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestas Sustentáveis (PNCPD).

GRUPO DE TRABALHO DE AGRICULTURA DOS BRICS

O GT é formado por especialistas dos países membros que discutem estratégias para enfrentar desafios agrícolas globais e fortalecer a cooperação no setor.

O grupo debate assuntos pertinentes à elaboração do plano de ação 2025-2028, que incluirá iniciativas como o fortalecimento de sistemas alimentares aquáticos, a modernização de práticas agrícolas com tecnologias de baixo carbono, a recuperação de áreas degradadas e o incentivo à produção de bioinsumos e bioenergia.

Entre os dias 27 e 28 de fevereiro e 6 e 7 de março, serão realizadas conferências virtuais técnicas do GT. Já nos dias 12 e 14 de março e 14 e 15 de abril, serão realizadas duas reuniões técnicas com os representantes.

No dia 16 de abril, será realizada a visita de campo e reuniões bilaterais entre os países presencialmente em Brasília. E no dia 17, acontecerá a Reunião de Ministros da Agricultura.

BRICS

O BRICS é um bloco econômico e político formado pelos países: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Indonésia, Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos. Sua relevância está em promover a cooperação em áreas como comércio, investimento, desenvolvimento sustentável, segurança alimentar e combate à pobreza.

O bloco representa 50% da população mundial, cerca de 4 bilhões de pessoas; 30% da pesca extrativa e 70% da produção aquícola; 80% da produção mundial de alimentos por valor, com mais da metade das 550 milhões de propriedades agrícolas familiares do planeta; 25% do PIB global, com uma participação crescente no comércio internacional.

É uma plataforma para que os países membros impulsionem mudanças nas instituições financeiras globais, como o FMI e o Banco Mundial, buscando mais representatividade das economias emergentes.

O BRICS 2025 no Brasil tem como tema central “Cooperando para um mundo inclusivo e sustentável”. Marcará o fortalecimento da cooperação agrícola global, promovendo sistemas alimentares resilientes e avançando em soluções sustentáveis que beneficiarão milhões de pessoas, especialmente em países em desenvolvimento.

Informações à imprensa
imprensa@agro.gov.br

Fonte: Ministério da Agricultura e Pecuária

GT de Agricultura dos BRICS realiza primeira reunião de trabalho

Rotam apreende mais de 100 porções de

GT de Agricultura dos BRICS realiza primeira reunião de trabalho

Missão do Mapa nos Emirados Árabes fortalece