Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) formaliza adesão ao Mais Acesso a Especialistas
Foto:
A Fundação Faculdade Regional de Medicina (Funfarme) oficializou, nesta quinta-feira (20), a adesão do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP) ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), iniciativa do Ministério da Saúde voltada à redução das filas e do tempo de espera por consultas, exames e procedimentos de alta complexidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
A adesão foi formalizada durante agenda da ministra da Saúde, Nísia Trindade , na cidade paulista, após ela se reunir com diretores da instituição e o secretário de Atenção Especializada à Saúde (Saes), Adriano Massuda.
O complexo hospitalar, referência para mais de 1,7 milhão de moradores de 102 municípios do Noroeste Paulista, passa a integrar o programa, fortalecendo sua atuação na oferta de especialidades médicas essenciais para a população.
“É com trabalhadores e trabalhadoras que se faz o SUS. O Ministério da Saúde, como parte do governo federal, enfrenta desafios diários, mas nosso compromisso se baseia em três pilares: cuidar, enfrentar e entregar. O Hospital de Base é uma verdadeira ‘fortaleza’ do SUS, e sua adesão ao Mais Acesso a Especialistas representa um avanço significativo para a saúde da região e do país”, destacou Nísia.
O diretor executivo da Funfarme, Dr. Jorge Fares, ressaltou a relevância da participação do hospital no programa. “Do total de atendimentos, 85% são voltados a pacientes do SUS, o que nos orgulha imensamente. Somos um dos maiores prestadores de serviços para o SUS no Brasil, não apenas pelo volume, mas pela qualidade do atendimento”, pontuou.
Referência em atendimentos de alta complexidade
O Hospital de Base de São José do Rio Preto é o segundo maior hospital do estado de São Paulo e um dos maiores do Brasil. Apenas em 2024, realizou 98.384 atendimentos, 1,2 milhão de procedimentos, 132 mil atendimentos de emergência, 54,4 mil internações e 51,3 mil cirurgias.
Com um corpo clínico qualificado, o complexo hospitalar conta com 8.800 colaboradores, incluindo 1.082 médicos, 641 residentes de 48 especialidades, 3.689 profissionais de enfermagem e 3.388 profissionais de diversas áreas da saúde, administrativa e de apoio. A instituição dispõe de 1.318 leitos, sendo 1.048 de enfermaria e 268 de UTI, além do maior centro cirúrgico do interior paulista, com 46 salas para procedimentos de alta complexidade e cirurgias robóticas.
O hospital também conta com áreas como neurocirurgia pediátrica e adulta, transplante de medula óssea, obstetrícia, cirurgias gerais infantis (incluindo oncológicas e cardíacas) e radioterapia.
“Com as especialidades que o Hospital de Base oferece, atendendo não apenas a região Noroeste, mas pacientes de todo o Brasil, tenho certeza de que sua adesão ao PMAE será fundamental para fortalecer o atendimento especializado no país”, reforçou a ministra da Saúde.
Expansão da radioterapia e área exclusiva para dengue
Durante a visita, a ministra conheceu o novo serviço de radioterapia da unidade, que conta com os aceleradores Trilogy STX e TrueBeam, alguns dos equipamentos mais modernos do mundo para o tratamento do câncer. Com alta precisão, essa tecnologia permite reduzir o número de sessões de radioterapia em até 85% dos casos, proporcionando maior eficácia e qualidade de vida aos pacientes.
Além da radioterapia, a ministra também visitou a enfermaria e a UTI dedicadas ao atendimento de pacientes com dengue. O complexo hospitalar ampliou sua capacidade de atendimento, disponibilizando 69 leitos exclusivos para casos graves da doença.
Edjalma Borges
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde