• 19 de abril de 2025
#Saúde

Ministra da Saúde orienta prefeitos do Noroeste Paulista sobre seleção do PAC e novos investimentos

Foto:

Durante agenda  em São José do Rio Preto (SP), nesta quinta-feira (20), a ministra da Saúde, Nísia Trindade, reuniu-se com prefeitos e secretários de saúde de cerca de 20 municípios da região Noroeste de São Paulo para discutir demandas locais e apresentar novos investimentos federais para a saúde pública.

Entre as principais iniciativas, a ministra anunciou a abertura da seleção do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, que começa no dia 24 de fevereiro. Com um investimento de R$ 5,8 bilhões, o programa contemplará 19.845 empreendimentos de saúde em todo o país, incluindo a construção de 800 Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios com maior vulnerabilidade social e econômica.

“Sei que muitas das demandas dos municípios estão relacionadas ao custeio, e estamos trabalhando com programas que oferecem incentivos, o que também impacta diretamente essa questão. Temos ações estratégicas na área de saúde materno-infantil, além do programa de ampliação do acesso a especialistas e redução de filas de cirurgia”, afirmou a ministra.

Além disso, Nísia Trindade destacou a importância do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), que tem como objetivo reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos diagnósticos, promovendo uma melhor integração entre a atenção primária e os serviços especializados do Sistema Único de Saúde (SUS)

A ministra também anunciou a realização de um mutirão nacional em março para acelerar a redução das filas de cirurgias eletivas. “O presidente Lula e eu temos o compromisso de reduzir o tempo de espera por cirurgias no Sistema Único de Saúde (SUS) e garantir um atendimento mais ágil e eficiente para a população”, afirmou.

Os prefeitos presentes entregaram ofícios com as principais necessidades de seus municípios, reforçando a demanda por investimentos em infraestrutura e custeio da saúde pública. A ministra garantiu que o Ministério da Saúde está à disposição para apoiar tecnicamente os gestores e orientá-los na implementação dos programas, reafirmando o compromisso do governo federal com a melhoria do atendimento à população.

Edjalma Borges
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Ministra da Saúde orienta prefeitos do Noroeste Paulista sobre seleção do PAC e novos investimentos

Homem suspeito de abusar de neta de

Ministra da Saúde orienta prefeitos do Noroeste Paulista sobre seleção do PAC e novos investimentos

Justiça libera exportação de animais vivos no