INPE apresenta balanço de gestão e terá novo diretor
Foto:
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, recebeu em audiência, nesta quarta-feira (19), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Clézio Nardin. Após quatro anos à frente do Instituto, o diretor solicitou o afastamento do cargo e apresentou um balanço da sua gestão. A direção interina do INPE será exercida pelo tecnologista Antonio Miguel Viera Monteiro.
Clézio Nardin ficou quatro anos à frente do INPE. Ele se despede enfatizando que é importante a renovação e faz um balanço da sua gestão. “O ciclo tem que renovar. Nós realizamos muita coisa em pouco tempo. Em quatro anos nós reconstruímos toda a base meteorológica. Trouxemos os modelos numéricos. Avançamos a previsão para a previsão subsazonal e estamos desenvolvendo o estado da arte e modelagem numérica do tempo”, disse Clézio.
Neste período também foi criado o observatório do Sul, um telescópio que permite a observação do céu do Hemisfério Sul. Além disso, foi pontuado que junto com o MCTI o INPE realizou a licitação de um novo supercomputador que será entregue agora em abril de 2025. “O país volta a ter a sua meteorologia numérica soberana e com qualidade, com alta performance, com o supercomputador sem risco de parar, sem risco de sobressaltos”, destacou Clézio.
A ministra Luciana Santos agradeceu o diretor Clézio pelos relevantes serviços prestados à frente do INPE durante os quatro anos em que ele esteve à frente do Instituto.
Nova direção
O diretor interino é funcionário de carreira do INPE. Antonio Miguel Viera Monteiro é Tecnologista Sênior do INPE e coordena o LiSS – Laboratório de investigação em Sistemas Socioambientais da DIOTG-Divisão de Observação da Terra e Geoinformação. Com formação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com mestrado em Computação Aplicada pelo INPE e doutorado em Engenharia Eletrônica e Controle/Ciência da Computação (1993) pelo Centro de Ciência Espacial da Escola de Engenharia Aplicada da Universidade de Sussex em Brighton, Reino Unido.
O processo de escolha da nova direção do INPE terá início ainda nesta semana. A portaria que nomeia o comitê de busca, responsável pelo processo de escuta e seleção dos candidatos e candidatas, foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (20). A Comissão de Busca contará com o apoio administrativo da Subsecretaria de Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais (SPEO).