• 21 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Consumidor brasileiro demonstra disposição em pagar mais por carne bovina sustentável

Foto:

Uma pesquisa inédita da Universidade da Flórida revelou que os consumidores brasileiros estão dispostos a pagar até 10% a mais por carne bovina sustentável, motivados por mensagens relacionadas à preservação da biodiversidade. Realizado pela jornalista brasileira Shenara Pantaleão Ramadan, o estudo analisou a percepção de 114 consumidores paulistanos sobre a pecuária na Região Amazônica, focando na produção de carne sustentável na Amazônia Legal e na forma como as informações sobre o impacto ambiental dos produtos são transmitidas ao público.

De acordo com a autora do estudo, a grande maioria dos consumidores brasileiros desconhece os esforços da indústria na produção de carne sustentável. Para entender o comportamento de compra, a pesquisa foi realizada em seis feiras urbanas de bairros nobres de São Paulo. Durante a pesquisa, foram apresentadas embalagens com mensagens diferentes, a fim de identificar quais informações estimulam mais a compra de carne bovina sustentável.

Entre os entrevistados, 72% indicaram que não sabem se o produto que consomem adota práticas ambientais responsáveis, mas recomendariam a compra de proteína bovina produzida de forma sustentável. Para a pesquisadora, isso demonstra o potencial de mercado para produtos de carne que adotam práticas sustentáveis. “Não só existe a intenção de pagar mais, mas também uma maior propensão a recomendar o produto a outros consumidores, o que pode ser um nicho a ser explorado pela indústria”, destacou.

O comportamento do consumidor e os valores que motivam a compra sustentável

A pesquisa também procurou entender as motivações por trás da escolha por carne bovina sustentável. A amostra foi classificada com base nos valores que impulsionam atitudes sustentáveis. O estudo mostrou que 63% dos entrevistados apresentaram características “altruístas”, preocupando-se com a conservação do meio ambiente para as gerações futuras. Outros 26% foram classificados como “biosféricos”, pois se importam com a preservação da natureza e da vida animal. Já 10% dos participantes demonstraram um foco no bem-estar pessoal, sendo classificados como “individualistas”.

Ao analisar a escolha dos consumidores, a pesquisa concluiu que 69% dos entrevistados priorizaram embalagens que destacavam mensagens de cuidado com o meio ambiente e a biodiversidade, independentemente do tipo de preocupação com o meio ambiente. Segundo a pesquisadora, quando a comunicação enfatiza os cuidados com os animais e as florestas, não há necessidade de segmentar a mensagem, pois todos os públicos tendem a se engajar com essa informação.

Shenara ressaltou que, tanto os consumidores altruístas quanto os individualistas, escolheram embalagens que reforçavam os cuidados com a vegetação e a vida animal. “Esse estudo pioneiro oferece uma base para futuras pesquisas, pois suas conclusões abrem novos campos de investigação”, concluiu.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Consumidor brasileiro demonstra disposição em pagar mais por carne bovina sustentável

Governo Federal realiza primeiro encontro do Grupo

Consumidor brasileiro demonstra disposição em pagar mais por carne bovina sustentável

Mudanças Climáticas Impulsionam Uso de Geomembranas na