• 19 de abril de 2025
#Saúde

Representantes do Ministério da Saúde participam de conferência sobre segurança no trânsito em Marrocos

Foto:

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (Daent) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), estará presente na 4ª Conferência Ministerial Global sobre Segurança no Trânsito, que acontece entre terça (18) e quinta-feira (20), em Marrakesh, Reino do Marrocos. O evento, organizado pelo país africano com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), quer acelerar as ações para reduzir à metade as mortes e ferimentos no trânsito até 2030, como estabelecido pela Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. 

A conferência reúne cerca de 1,5 mil delegados, incluindo ministros, funcionários das agências da Organização das Nações Unidas (ONU), representantes da sociedade civil, acadêmicos e membros do setor privado, para compartilhar estratégias e melhorar a segurança no trânsito, revitalizar compromissos globais e avançar no Plano Global para a Década de Ação para a Segurança no Trânsito 2021-2030

Compromisso

Durante o primeiro dia do encontro, Letícia Cardoso, diretora do Daent, enfatizou a importância da troca de experiências entre países para acelerar a implementação de ações de segurança no trânsito. “A segurança no trânsito é uma questão de saúde pública urgente e prevenível. Estamos comprometidos em integrar ainda mais as políticas de segurança no trânsito na Agenda 2030, garantindo que a saúde de nossa população esteja protegida contra acidentes e seus impactos”, afirmou Cardoso. 

A diretora também representou o Ministério da Saúde na mesa onde foram discutidas ações necessárias para fortalecer o atendimento às vítimas, mostrando as ações do Brasil na expansão dos serviços de urgência e emergência do país, mas também destacou a importância de fortalecer a prevenção em ações integradas entre diferentes setores, como saúde, educação e transporte, para criar uma abordagem mais dinâmica e moderna. “É fundamental que continuemos trabalhando para reduzir o número de mortes e lesões no trânsito, implementando ações que envolvam desde a prevenção até os cuidados pós-acidente, especialmente para aqueles que mais precisam de reabilitação, como as vítimas de acidentes graves”, concluiu. 

A conferência é uma oportunidade para discutir temas emergentes sobre mobilidade, governança da segurança no trânsito e novas tecnologias que podem ser aplicadas na gestão da segurança no trânsito. 

João Moraes
Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Representantes do Ministério da Saúde participam de conferência sobre segurança no trânsito em Marrocos

Aula inaugural do curso técnico em instrumento

Representantes do Ministério da Saúde participam de conferência sobre segurança no trânsito em Marrocos

9ª Corrida do Bope tem recorde de