Exportações de Frutas Iniciam 2025 com Resultados Recordes, Apesar de Queda em Janeiro
Foto:
Após um ano de 2024 marcado por um forte crescimento nas exportações de frutas, tanto em volume quanto em receita, o Brasil inicia 2025 mantendo bons resultados no setor. Apesar da queda de 20% no volume exportado em janeiro deste ano em relação a dezembro de 2024, os embarques de frutas frescas registraram o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica, em 1997, segundo dados do Comex Stat.
Em janeiro, o país exportou pouco mais de 107 mil toneladas de frutas frescas, um volume 35% superior ao registrado no mesmo mês do ano passado. A receita com as exportações também apresentou crescimento, avançando 13% e alcançando quase US$ 95 milhões (valor FOB).
O bom desempenho das exportações brasileiras no primeiro mês de 2025 foi impulsionado pelo aumento de 29% nos embarques de melão, reflexo de problemas produtivos enfrentados por concorrentes da América Central. Além disso, as exportações de melancia, limões, limas e manga também contribuíram para o crescimento no volume e na receita do setor.
As projeções para os próximos meses são positivas, com expectativa de intensificação dos embarques, principalmente de mangas e maçãs. No entanto, fatores climáticos seguem sendo um ponto de atenção, influenciando tanto a produção quanto a incidência de problemas fitossanitários, que podem impactar a qualidade e o ritmo das exportações.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio