• 21 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Curso de Processamento Caseiro de Tomate Incentiva Sustentabilidade e Alimentação Saudável

Foto:

O curso de Processamento Caseiro do Tomate, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-SP), tem como principal objetivo capacitar produtores, trabalhadores rurais e seus familiares para o aproveitamento integral do excedente da produção agrícola. A iniciativa busca agregar valor ao tomate, transformando-o em diversos produtos e incentivando a alimentação saudável e sustentável.

Na edição realizada pelo Sindicato Rural de Pindamonhangaba, os participantes utilizaram tomates orgânicos cultivados na horta da Fazenda Princesa do Norte, por alunos do Programa de Olericultura Orgânica. A escolha da matéria-prima reforça o compromisso com uma cadeia produtiva sustentável, alinhada às boas práticas agrícolas.

Durante o curso, os tomates foram processados e transformados em tomate seco, suco, extrato, tomate pelado, confit, geleia e compota, destinados ao consumo familiar. A técnica permite evitar desperdícios, ao mesmo tempo em que promove economia e incentiva a valorização da produção local. Além do aprendizado técnico, os participantes são estimulados a inovar na elaboração de receitas conforme suas necessidades e criatividade.

Carlos Alberto Faria Raposo Lopes, presidente do Sindicato Rural de Pindamonhangaba, destacou a infraestrutura do Centro Profissional Rural, que abriga as capacitações do Senar-SP. “Nosso espaço foi estruturado para oferecer aos participantes um ambiente adequado para as aulas práticas, com equipamentos e mobiliário que garantem o melhor aproveitamento do aprendizado”, explicou.

A diversidade de usos do tomate surpreendeu os participantes. Denise Carvalho, uma das alunas, destacou a inovação das receitas. “Sempre associei o tomate à salada e molhos, mas o curso ampliou minha visão sobre o fruto. A geleia de tomate foi uma descoberta deliciosa”, comemorou. Já Sonya Miyako Takahashi elogiou a experiência prática. “Foi um curso muito enriquecedor, principalmente pelo uso de um produto diferenciado, de produção orgânica e sustentável”, ressaltou.

Segundo Gyslene Alvarenga, instrutora do Senar-SP na área de Alimentação e Nutrição, a capacitação alia saúde, segurança alimentar e respeito ao meio ambiente. “Nosso foco é ensinar a preparar produtos saudáveis, sem aditivos químicos, promovendo o consumo consciente e valorizando a produção artesanal. Dessa forma, incentivamos práticas que respeitam aspectos ambientais, sociais e culturais, resultando em uma alimentação mais natural e equilibrada”, concluiu.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Curso de Processamento Caseiro de Tomate Incentiva Sustentabilidade e Alimentação Saudável

Homem é preso roubando fios elétricos em

Curso de Processamento Caseiro de Tomate Incentiva Sustentabilidade e Alimentação Saudável

Polícia Civil prende suspeito de incêndio criminoso