Complexo Portuário de Itajaí registra crescimento em todos os índices de movimentação de cargas
Foto:
O Complexo Portuário de Itajaí registrou expressivo aumento em todos os índices de movimentação de cargas em janeiro de 2025, comparado ao mesmo mês de 2024. No total, considerando tanto a área pública quanto os terminais de uso privado, a movimentação foi de 1,27 milhão de toneladas, representando um aumento de 26% em relação ao total de 1 milhão de toneladas registrado no mesmo mês do ano passado.
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), responsável pela gestão da infraestrutura pública do Porto de Itajaí, atribui esse desempenho positivo à integração eficiente entre a gestão pública e o setor privado. Segundo ele, o resultado é fruto de uma boa colaboração com a comunidade portuária local e as administrações municipais de Itajaí e Navegantes. “O crescimento em janeiro é resultado do bom entendimento entre a comunidade portuária de Itajaí e Navegantes, suas administrações municipais e a gestão pública técnica da APS-Itajaí”, afirmou Pomini. “Abrimos a gestão à participação local, aproveitando os empregados que já estavam na casa, o que tem gerado grandes avanços na recuperação da grandeza do Porto”, completou.
No cais público, o destaque foi a atracação de navios de cruzeiro, que representaram 13 das 17 atracações realizadas em janeiro. As outras quatro atracações foram divididas entre cargas gerais, contêineres e carga de veículos. Este aumento no movimento de cruzeiros motivou a APS-Itajaí a adotar a movimentação terrestre de carga geral, permitindo maior flexibilidade nas operações sem prejudicar o atendimento aos navios de passageiros.
Em termos de movimentação de cargas, o cais público registrou 47,9 mil toneladas em janeiro, um aumento de 28% em comparação com as 37,4 mil toneladas do mesmo mês em 2024. O Porto de Itajaí, com maior volume de exportações do que de importações, registrou 185,4 mil toneladas exportadas e 174,5 mil toneladas desembarcadas.
No total do complexo, das 1,27 milhão de toneladas movimentadas, 54% corresponderam ao desembarque de cargas (690,7 mil toneladas), enquanto 46% foram destinadas à exportação (581,6 mil toneladas), com ambos os fluxos apresentando crescimento de aproximadamente 26% em relação a 2024.
A movimentação de contêineres também teve aumento significativo, com 117,8 mil TEUs movimentados, representando uma alta de 21% em comparação aos 97 mil TEUs registrados no mesmo período de 2024. O Porto de Itajaí contribuiu com 359,9 mil toneladas, enquanto os terminais de uso privado movimentaram 912,4 mil toneladas.
Em relação ao número de atracações, o complexo portuário totalizou 102 em janeiro, um aumento de 28% em relação a 2024, quando ocorreram 80 atracações. Destas, 51 foram de navios de longo curso.
Fonte: Portal do Agronegócio
Fonte: Portal do Agronegócio