• 20 de fevereiro de 2025
#Destaque #Mato Grosso #Política #Primavera do Leste #Redes #Redes Sociais

PRIMAVERA DO LESTE

Karla da Saúde solicita a contratação de mais ACS e ACE e a convocação de enfermeiros que passaram no último concurso

“Com o crescimento de nossa cidade, criou-se bairros que estão ligados ao posto de saúde da sua respectiva região. Porém o número de agentes de saúde e endemias continua o mesmo. Por isso peço que a secretaria de saúde realize um seletivo para a contratação de mais profissionais”.
Foto:

A vereadora Karla da Saúde (MDB) participou no último final de semana do PIT STOP da Dengue, no centro da cidade com a equipe da secretaria de saúde, e os agentes comunitário de endemias (ACE). A ação alerta a população que o mosquito Aedes Aegypti são os principais causadores de doenças, tais como: dengue, chikungunya e zika.

“É muito importante termos a conscientização da prevenção contra o mosquito da dengue. Estamos sempre informando a população dos principais cuidados contra a doença. É preciso manter os quintais de casa limpos, e cuidar com a água parada em vasos de plantas e outros recipientes. Também quero agradecer a participação da vice-prefeita, Iva Viana que esteve conosco nesse ato de conscientização e mais uma vez quero aqui ressaltar o trabalho que os agentes de endemias tem feito em nossa cidade”.

Primavera do Leste conta hoje com quase 100 mil habitantes e atualmente a secretaria de saúde possui um déficit de ACE, e neste momento estes profissionais estão trabalhando no limite.

“Com o crescimento de nossa cidade, criou-se bairros que estão ligados ao posto de saúde da sua respectiva região. Porém o número de agentes de saúde e endemias continua o mesmo. Por isso peço que a secretaria de saúde realize um seletivo para a contratação de mais profissionais. Precisamos cuidar de nossas famílias e quem faz esse trabalho de visita e acompanhamento são nossos agentes de saúde e endemias. Pelo fato de o número de profissionais serem poucos, demora muito para que os agentes voltem a residência e desta forma o trabalho contínuo com a presença dos agentes não está sendo realizado com eficiência”.

A legisladora também pediu atenção da secretaria de saúde para a convocação de mais enfermeiros que passaram no último concurso.

“Temos duas vagas no lotaciograma para enfermeiro que precisa ser aumentado com projeto de lei vindo para a Câmara Municipal, porque iremos precisar de mais profissionais futuramente, além de que os servidores que trabalham na rede de saúde tiram férias, e ainda existe pedido de afastamento, entre outras situações, por isso reforço aqui a minha solicitação de convocação de mais enfermeiros”.

Em relação a indagação realizada pela população sobre o método de entrega da alimentação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) a vereadora disse que já conversou com a equipe de saúde e as refeições estão sendo entregues normalmente a todos os pacientes.

“O paciente que precisa de atendimento chega na UPA e as vezes demora de 2 a 4 horas para passar por toda a triagem e a consulta médica. Muitas vezes esse paciente precisa fazer exames, e alguns exigem o deslocamento até o hospital conveniado, então esse paciente passa muito tempo na unidade e precisa sim receber um lanche, o almoço e a janta. A UPA conta com duas nutricionistas que são excelentes profissionais que atuam na elaboração de um cardápio específico para os pacientes”.

A vereadora disse que muitas coisas precisam mudar para melhor na saúde de Primavera do Leste e que com a mudança da gestão, os novos servidores têm adotado medidas de trabalho diferente, pois cada equipe tem uma forma de trabalho.

“Eu sei que existem situações que precisam melhorar muito, porém o que está dando certo, e tem fluido bem, pode continuar da forma que está. Nossa secretaria de saúde conta com profissionais técnicos, atuantes em suas áreas, e que não são políticos, apenas querem desenvolver seus trabalhos da melhor forma possível, porém é preciso ouvir esses servidores. Eu sei que o nosso secretário de saúde, Dr. Paulo, que é servidor público, está tentando fazer melhorias por Primavera dentro do serviço público, mas é necessário ouvir quem já está lá, atuando com seriedade, pois esses profissionais merecem nosso respeito, e reforço ainda que, se eles estão lá é porque não possuem processos administrativos, e são competentes. Para um trabalho ser bem-feito é preciso de humildade e sabedoria para ouvir as pessoas com respeito”.

TRÂNSITO RUA CAJUEIRO

Mais uma vez a vereadora Karla pediu atenção da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Transportes (CMTU) para com a Rua Cajueiro que fica no bairro Primavera III. Karla explicou que por lá está a Creche Dione Pavin e a Escola Tia Dejane e que nos horários de entrada e saída dos alunos, somado ao fluxo de veículos que passam pelo local, a situação se torna caótica.

“Peço atenção da CMTU para essa situação no trânsito da Rua Cajueiro. Todos os dias seja no período da manhã ou da tarde é uma confusão para estacionar, descer do carro, buscar a criança seja na creche ou na escola, porque não existe uma sinalização que dê mobilidade ao trânsito. É perigoso demais, novamente uma criança quase foi atropelada, pois estava saindo da escola e um veículo foi dar ré, e quase acontece um acidente com a criança. Uma sugestão além de sinalizações na rua é tornar mão única, porque assim não teriam veículos trafegando dos dois lados”.

Karla solicita a CMTU que possa disponibilizar uma viatura com profissionais na porta da creche e da escola para dar condições de melhoria no momento, pelo menos até que se resolva a situação toda.

Karla da Saúde solicita a contratação de mais ACS e ACE e a convocação de enfermeiros que passaram no último concurso

Assista ao vídeo | Homem é agredido

Karla da Saúde solicita a contratação de mais ACS e ACE e a convocação de enfermeiros que passaram no último concurso

Acidente com avião da Delta com 80