• 20 de fevereiro de 2025
#Agronegócio #Redes

Exportações Brasileiras de Uva Apresentam Desempenho Positivo em Janeiro

Foto:

As exportações brasileiras de uva registraram uma leve queda no mês de janeiro, conforme esperado. No entanto, o desempenho foi superior ao observado no mesmo período de 2024. De acordo com dados do Comex Stat, o Brasil enviou 2,06 mil toneladas de uvas em janeiro, o que representa uma diminuição de 86% em relação a dezembro de 2024, mas um crescimento de 18% se comparado ao mesmo mês de 2024. Este volume foi o maior para o mês de janeiro nos últimos seis anos, ficando atrás apenas de 2019, quando as exportações atingiram 3,66 mil toneladas.

Apesar do avanço no volume, a receita das exportações permaneceu praticamente estável em relação ao ano anterior, totalizando US$ 5,32 milhões, com uma redução de 1% em relação a janeiro de 2024.

Especialistas do Hortifrúti/Cepea explicam que o bom desempenho das exportações deve-se à forte demanda por uvas dos principais mercados importadores, como os Estados Unidos e o Reino Unido. Esse aumento na procura foi influenciado pela continuidade dos acordos comerciais, em razão de dificuldades logísticas enfrentadas por outros países concorrentes, como Peru e África do Sul.

Entretanto, embora os números de janeiro tenham sido promissores, o cenário para os próximos meses é de possível redução na oferta de uvas de alta qualidade, como as variedades Cat 1 e Premium, essenciais para exportação. A principal razão para essa previsão é o impacto das chuvas intensas registradas em janeiro no Vale do São Francisco (PE/BA), região que concentra a maior parte da produção voltada para o mercado externo. Em função disso, a oferta doméstica de uvas pode sofrer uma diminuição, o que, por sua vez, pode beneficiar as importações.

Em janeiro, as compras de uvas pelo Brasil aumentaram 114% em relação ao mesmo mês do ano passado, totalizando 771,60 toneladas – o maior volume desde 2019. Se as chuvas continuarem a afetar a produção no Vale do São Francisco, o Brasil pode enfrentar dificuldades para manter os volumes de exportação, enquanto as importações podem seguir em alta. Especialistas alertam para a necessidade de estratégias mais eficazes para mitigar os impactos das condições climáticas e garantir a qualidade e os volumes de produção.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Exportações Brasileiras de Uva Apresentam Desempenho Positivo em Janeiro

Polícia Civil prende mais um foragido que

Exportações Brasileiras de Uva Apresentam Desempenho Positivo em Janeiro

Impacto das Tarifas no Etanol: Nordeste Pouco