• 20 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Expectativa de Crescimento no Uso de Biológicos na Produção de FLVs nos Próximos Anos

Foto:

A tendência de aumento no uso de biológicos para a produção de frutas, legumes e verduras (FLVs) nos próximos anos se destaca como uma resposta à popularização desses produtos entre os produtores, à ampliação da oferta, à melhoria da logística e aos resultados positivos observados com o uso de bioinsumos.

Atualmente, o mercado de FLVs representa cerca de 6% do consumo de biológicos, de acordo com dados da Croplife Brasil, mas o segmento deve se tornar um dos maiores consumidores desses produtos. “Isso se deve às particularidades do mercado, como o consumo in natura, o cultivo intensivo em áreas menores, as exigências rigorosas de qualidade e a crescente preocupação com a contaminação por agroquímicos”, afirma Marcelo Poletti, CEO da Promip.

Além disso, o ciclo curto de muitas culturas e a dinâmica de colheita acelerada levam os produtores a buscar soluções com menor período de carência. “Outro fator relevante é que muitas culturas de menor interesse para a indústria de químicos não possuem produtos registrados específicos, obrigando o uso de biopesticidas para o controle de pragas e doenças”, complementa Poletti.

Com o objetivo de estreitar laços com esse setor, a Promip tornou-se membro da International Fresh Produce Association (IFPA), uma entidade que reúne empresas de todos os segmentos da cadeia de frutas, flores, legumes e verduras, abrangendo desde produtores até varejistas e o setor de food service. A filiação permitirá à empresa participar de uma ação de networking e negócios em Petrolina (PE), onde apresentará a certificação MipExperience aos produtores locais.

Agricultores interessados em obter a certificação passam por um processo de qualificação e monitoramento para adotar o MIP (Manejo Integrado de Pragas) e os produtos biológicos, seguidos de uma auditoria.

“Este encontro em Petrolina marca o início dos Cafés da Manhã da IFPA, uma iniciativa para fortalecer conexões, ampliar o networking, compartilhar experiências e impulsionar o mercado de FLVs com inovações. Este evento será uma excelente oportunidade para conectar produtores, varejistas e fornecedores do Vale do São Francisco, ajudando-os a aproveitar as oportunidades de parcerias que impulsionam o crescimento e a competitividade no setor”, destacou Valeska de Oliveira Ciré, representante da IFPA no Brasil.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Expectativa de Crescimento no Uso de Biológicos na Produção de FLVs nos Próximos Anos

Tamires Dias: O impacto do Bolsa Atleta

Expectativa de Crescimento no Uso de Biológicos na Produção de FLVs nos Próximos Anos

Tragédia na BR-163: Caminhonete é esmagada entre