• 20 de fevereiro de 2025
#Agronegócio

Espírito Santo Avança na Produção Sustentável de Pimenta-do-Reino

Foto:

A pimenta-do-reino, outrora conhecida como “ouro negro” no comércio mundial, ganha uma nova perspectiva no Espírito Santo, onde a produção se reinventa com o objetivo de unir tradição e inovação. O Estado se destaca, agora, no fortalecimento de um modelo de desenvolvimento sustentável para a pipericultura, por meio de um programa coordenado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Em parceria com outras instituições e produtores, a iniciativa visa incrementar a competitividade da agricultura capixaba e consolidar a sustentabilidade da produção.

O primeiro passo para a implementação desse modelo é a realização de um diagnóstico minucioso da cadeia produtiva. A análise busca mapear os desafios e identificar as oportunidades do setor local, para, então, promover práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis. O objetivo é adotar novas tecnologias que melhorem a qualidade do produto, garantindo, simultaneamente, a sustentabilidade ambiental e econômica da cultura. Entre as estratégias que estão sendo avaliadas, destacam-se a melhoria da produtividade sem prejuízo aos recursos naturais, a busca por certificações e rastreabilidade, e a capacitação contínua dos produtores em boas práticas agrícolas.

O Espírito Santo já figura como um dos maiores produtores de pimenta-do-reino do país, com grande parte de sua produção voltada tanto para o mercado interno quanto para o mercado internacional. Com a implementação do programa sustentável, a expectativa é expandir ainda mais a participação do Estado no mercado global, assegurando um produto de excelência e conforme aos rigorosos critérios ambientais e sociais.

Além do foco na sustentabilidade da produção, a iniciativa também visa o fortalecimento do cooperativismo e da organização dos produtores. A estratégia inclui o estímulo à agregação de valor à produção e à diversificação dos mercados, enquanto a pesquisa e a inovação se tornam pilares essenciais para o contínuo crescimento responsável da pipericultura capixaba.

Com essas ações, o Espírito Santo se posiciona como líder na produção sustentável de pimenta-do-reino no Brasil, abrindo novas possibilidades para os produtores locais e promovendo um modelo de desenvolvimento que respeita as tradições e aponta para o futuro.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

Espírito Santo Avança na Produção Sustentável de Pimenta-do-Reino

RONDONÓPOLIS Luciana Horta deve ser candidata natural