Circuito de ciências da Seciteci recebe mais mil visitantes em Nossa Senhora do Livramento
Foto:
O Circuito Itinerante do MT Ciências recebeu 1.092 visitantes em sua passagem por Nossa Senhora do Livramento. O projeto da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) esteve no município entre os dias 10 e 14 de fevereiro.
Esta foi a primeira vez que o MT Ciências visitou a cidade. A ação faz parte da estratégia do Governo de Mato Grosso de levar conhecimento científico a todas as regiões do Estado. O projeto buscou despertar o interesse científico da população, principalmente de estudantes e jovens.
Durante os cinco dias, foram realizados atendimentos diários a seis escolas municipais e três escolas estaduais, sendo uma delas a Escola Estadual Quilombola Tereza Conceição Arruda. No período noturno, a comunidade em geral também conferiu as atrações do circuito.
A equipe do MT Ciências levou ao município a carreta (automóvel adaptado e dividido em quatro salas com 22 instalações), tendas de experimentos com 10 instalações de ciências, óculos de realidade virtual e o planetário digital com mostra de vídeos sobre astronomia. Também foi realizada oficina de foguetes com conteúdo de astronáutica, física, astronomia e foguetes.
Segundo o coordenador de Popularização da Ciência da Seciteci, Marcos Natanael, foi muito relevante iniciar o calendário deste ano letivo em uma cidade que ainda não havia sido visitada.
“É importante visitarmos municípios que ainda não receberam o nosso circuito porque levamos ciência, tecnologia, inovação e oficinas que contribuem para a formação e o estímulo no estudo dos estudantes da região. Foi uma ação muito positiva para nós neste início de 2025”, completa Marcos.
No ano passado, o MT Ciências realizou 21.176 atendimentos no Estado, passando por 39 cidades e 124 escolas. Municípios, instituições públicas e privadas de Mato Grosso podem solicitar ao longo do ano a presença do circuito em eventos através de ofício a ser enviado à Seciteci.
*Sob supervisão de Téo Meneses
Fonte: Governo MT – MT