• 20 de fevereiro de 2025
#Polícia

Polícia Civil de MT estabelece ação viáveis para elaboração do Plano de Integridade

Foto:

O Grupo de Trabalho da Polícia Civil que elabora o Programa de Integridade se reuniu, nesta segunda-feira (17.2), para mais uma etapa do processo de criação de medidas voltadas para a prevenção, detecção e remediação de fraudes ou possíveis irregularidades, com foco na redução de riscos quanto à integridade institucional.

A equipe do Comitê de Integridade tratou sobre as ações que serão adotadas, e o alinhamento para a execução do trabalho que será implementado em 2025, voltado para a estratégia de “Compliance”, com a adoção de práticas éticas para fortalecimento da integridade e ações estruturadas em conformidade com leis, normas e regulamentos.

Após avaliação das ações viáveis, serão elaboradas estratégias e lançadas no e-Prevenção, ferramenta oficial adotada pela Controladoria Geral do Estado para ajudar as instituições na identificação e analisar vulnerabilidades organizacionais por meio de um diagnóstico organizacional estruturado.

O programa de integridade, desenvolvido pela CGE e uma exigência do Governo do Estado, visa prevenir, detectar, responsabilizar e remediar práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta, bem como a busca pela mudança de cultura. Além de garantir que a administração pública estadual se mantenha no seu objetivo de entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente.

A equipe do Comitê de Integridade da Polícia Civil trabalha para elaboração do plano com as ações apontadas como prioridade, produzidas após avaliação e identificação dos riscos que podem comprometer a integridade da organização e auxiliar na elaboração de estratégias de mitigação.

Integridade e Compliance

Entre as estratégias já implementadas pelo grupo de trabalho, instituído pela Diretoria Geral da Polícia Civil, foi incluída na grade curricular da Academia de Polícia (Acadepol), a disciplina de Integridade e Compliance, buscando a difusão de procedimentos de práticas éticas para cumprimento dos objetivos do Programa Integridade do Estado de Mato Grosso.

Com 20 horas/aula a disciplina foi instituída, por meio de publicação no Diário Oficial do Estado do dia 03 de dezembro de 2024 e abordará assuntos como Código de Ética; Visão, Missão e Valores da Polícia Civil de Mato Grosso; Lei Complementar 407 (Estatuto da Polícia Civil de Mato Grosso), e de outras resoluções e leis ligadas às atividades da Polícia Civil de Mato Grosso.

Programa

O Programa de Integridade Pública de Mato Grosso foi lançado em julho de 2023, e todos os órgãos e entidades do Executivo já aderiram. Ele tem como principal objetivo fazer com que a administração pública estadual não se desvie de seu propósito, que é entregar políticas públicas de forma adequada, imparcial e eficiente. O programa congrega uma série de medidas institucionais que visam à prevenção, detecção, responsabilização e remediação de práticas de corrupção, fraudes, irregularidades e desvios éticos e de conduta.

Fonte: Policia Civil MT – MT

Polícia Civil de MT estabelece ação viáveis para elaboração do Plano de Integridade

Produtores com lavouras irrigadas podem acionar seguro

Polícia Civil de MT estabelece ação viáveis para elaboração do Plano de Integridade

Polícia Civil prende autores de homicídio ocorrido