Ministério da Saúde intensifica ações para conter surto de malária em Oeiras do Pará
Foto:
O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Eliminação da Malária (Cema) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), está atuando junto ao Pará e ao município de Oeiras do Pará para conter o avanço da malária na região. Com o decreto de calamidade pública, o Governo Federal intensificou a distribuição de insumos e promove reuniões semanais para coordenar as ações de resposta.
Um representante do Ministério Saúde vai esta semana para o município para elaborar um diagnóstico situacional. Em março, será realizada uma oficina regional para capacitação e fortalecimento das estratégias de combate à doença.
A Cema acompanha a situação em reuniões semanais com a Secretaria de Estado de Saúde do Pará. Até o momento, ocorreram encontros nos dias 9 e 31 de janeiro e 11 de fevereiro. A mobilização se intensificará em março com a oficina conjunta de eliminação da malária, que ocorrerá no 8º Centro Regional de Saúde, na Ilha do Marajó, reunindo representantes de Oeiras do Pará e outros oito municípios.
Além do planejamento estratégico, a oficina incluirá treinamento para a testagem de glicose-6-fosfato desidrogenase (G6PD) e implementação da tafenoquina, um tratamento inovador que reduz a duração da terapia para malária vivax de sete para três dias, aumentando a adesão dos pacientes e prevenindo recaídas.
Desde 2024, o Ministério da Saúde enviou ao estado do Pará:
- 41.775 Testes de Diagnóstico Rápido (TDR);
- 25.850 tratamentos para malária vivax;
- 16,5 mil tratamentos para malária falciparum;
- 8,5 mil Mosquiteiros impregnados de longa duração (MILD);
- 1,5 mil cargas de Etofenprox para borrifação residual intradomiciliar (BRI).
O governo estadual distribuiu ao município de Oeiras do Pará:
- 1,2 mil unidades de TDR;
- 1,5 mil MILD, com previsão de envio de mais 1.700 unidades.
O Ministério da Saúde segue monitorando a situação e reforça seu compromisso com o controle e eliminação da malária, apoiando a gestão local na resposta à emergência.
Tiago Souza
Ministério da Saúde
Fonte: Ministério da Saúde