Fim de semana de glória para os atletas brasileiros
Foto:
Os atletas brasileiros de diversas modalidades esportivas tiveram um fim de semana de grandes vitórias em competições ao redor do mundo. E muitas dessas conquistas têm a marca do Bolsa Atleta, programa do Governo Federal, executado pelo Ministério do Esporte.
Atletismo
Caio Bonfim segue brilhando em 2025! O atleta bateu seu próprio recorde brasileiro nos 20 km da marcha atlética durante a etapa de Kobe, no Japão, do Race Walking Tour da World Athletics e garantiu a medalha de bronze na competição. Caio contou com o apoio do Bolsa Atleta ao longo de toda a sua trajetória profissional.
No sábado, o velocista Rafael Pereira conquistou a medalha de ouro para o Brasil no Meeting Indoor de Atletismo de Birmingham, na Inglaterra. Na prova dos 60m com barreiras masculino, ninguém foi mais rápido do que ele. Com o tempo de 7s66, Rafael subiu ao lugar mais alto do pódio.
Surfe
Com uma campanha irretocável, Ítalo Ferreira conquistou o título da segunda etapa do Circuito Mundial de Surfe, em Abu Dhabi, e assumiu o topo do ranking da WSL. Ítalo já foi beneficiado pelo programa Bolsa Atleta na categoria Pódio.
Tênis
O tenista João Fonseca conquistou o título do ATP ao vencer o argentino Francisco Cerúndolo por 2 sets a 0. O resultado histórico torna João o brasileiro mais jovem a alcançar esse feito, com apenas 18 anos. Ele inicia nesta semana sua participação no Rio Open 2025.
Judô
O Brasil brilhou no Grand Slam de Baku! Os judocas Leonardo Gonçalves e Marcelo Gomes conquistaram a medalha de prata na competição. Leonardo, que venceu na categoria até 100 kg, garantiu sua segunda medalha no circuito mundial. Já Marcelo, que competiu na categoria até 90 kg, conquistou sua primeira medalha na carreira e subiu ao pódio. Ambos integram a categoria Pódio do Bolsa Atleta.
Futebol
A seleção sub-20 de futebol masculino garantiu o título do Sul-Americano da categoria em uma noite de muitas emoções. Após vencer o Chile por 3 a 0, os brasileiros acompanharam a derrota da Argentina para o Paraguai por 3 a 2, resultado que garantiu ao Brasil seu 13º troféu da competição, ampliando ainda mais a vantagem como maior campeão do continente.
Fonte: Ministério do Esporte