• 20 de fevereiro de 2025
#Ciência e tecnologia

Em seminário, ministra destaca investimentos em P&D para consolidar setor de saúde

Foto:

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, participou, neste domingo (16), da cerimônia de abertura do III Seminário do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico Industrial da Saúde (iCEIS). Com o tema “Integrando inovações na saúde: uma abordagem multicêntrica para o fortalecimento do SUS”, o encontro ocorre até o dia 25 deste mês, na Universidade Federal de Pernambuco, no Recife. 

“São necessárias políticas que incentivem o investimento em pesquisa e desenvolvimento, o fomento de empresas de base tecnológica, a promoção da exportação de produtos de saúde e a facilitação do acesso ao financiamento e à infraestrutura adequada”, ressaltou a ministra Luciana Santos, durante o evento. “É isso que estamos buscando fazer. Porque, nesta gestão, ciência e saúde andam de mãos dadas”, enfatizou a titular do MCTI. 

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, no âmbito de suas competências, tem buscado contribuir para consolidar o setor de saúde como indutor do desenvolvimento econômico. Nesse sentido, por meio da Finep, tem cumprido um importante papel, apoiando a área com todos os seus instrumentos – via crédito, subvenção e recursos não-reembolsáveis para ICTs. “Isso tem sido possível graças à recomposição integral do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e à redução dos juros para financiamentos a projetos”, pontuou Luciana Santos. 

Com sede na UFPE, o iCEIS funciona como um ecossistema de inovação estruturado em uma rede de óctupla hélice, que conecta diversos setores como governo, empresas, instituições acadêmicas, agências de fomento, habitats de inovação, movimentos sociais e meio ambiente.

“O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Complexo Econômico Industrial de Saúde trabalha com pesquisa de ponta e pesquisa de fronteira. Nós precisamos, a partir do investimento que está sendo feito nessa área, fortalecer essa liderança do ponto de vista acadêmico e científico. Sem nenhum preconceito, diga-se passagem, para fazer as boas e necessárias parcerias com a indústria e com o setor privado”, pontuou o reitor da UFPE, Alfredo Gomes.

O seminário, que está em sua terceira edição, proporciona uma plataforma importante para o networking e o desenvolvimento profissional, favorecendo a construção de parcerias que contribuam para o avanço do Complexo Econômico Industrial da Saúde. Nesta edição, o evento busca fomentar o diálogo e a cooperação entre setores estratégicos para promover inovações sustentáveis e fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS). 

“A ciência e o desenvolvimento tecnológico só acontece pelas pessoas e para as pessoas. O nosso evento busca fortalecer parcerias estratégicas, estabelecer e consolidar essas parcerias entre universidades, centros de pesquisas, empresas e órgãos governamentais, tanto no âmbito nacional quanto internacional”, detalhou o coordenador-geral e cientista do INCT iCEIS, Lamartine Soares.

A mesa de abertura contou ainda com a participação do senador da República, Humberto Costa; do deputado federal por Pernambuco, Renildo Calheiros; e do Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha, que no ato representou a titular da Saúde.

O seminário

Até o dia 25, o encontro vai reunir especialistas renomados, pesquisadores, gestores e profissionais de diversas regiões do Brasil e do exterior, proporcionando uma plataforma única para o desenvolvimento de parcerias, a troca de conhecimentos e o avanço de soluções inovadoras na saúde.

Na programação, temas inovadores e essenciais para o setor da saúde e das ciências farmacêuticas, incluindo as tendências globais e os desafios para a inovação na saúde, o desenvolvimento do setor farmacêutico em Pernambuco e a colaboração entre coordenadores de programas de pós-graduação. Também serão discutidas as aplicações medicinais da cannabis, inovações em computação biomédica e bioengenharia e haverá capacitações em ciências farmacêuticas e farmacognosia. Além disso, a feira de startups fortalecerá parcerias entre startups, investidores e pesquisadores.

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

Em seminário, ministra destaca investimentos em P&D para consolidar setor de saúde

Empresários terão orientação sobre novo sistema de

Em seminário, ministra destaca investimentos em P&D para consolidar setor de saúde

PRF e PMMT apreendem 309 pneus contrabandeados