• 20 de fevereiro de 2025
#Saúde

Em São Paulo (SP), ministra da Saúde inaugura emergência que vai beneficiar cerca de três milhões de pessoas

Foto:

Nesta segunda-feira (17), na capital paulista, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa da inauguração de uma emergência no Hospital São Paulo (HSP/Unifesp) – unidade que será referência para 22 bairros e vai beneficiar, aproximadamente, 3 milhões de habitantes da zona sul da cidade. Além disso, em São Bernardo do Campo (SP) e Mauá (SP), ela visita unidades hospitalares para ações relacionadas à implementação do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE) no estado.

Inauguração de nova unidade de emergência referenciada em São Paulo

A nova Unidade de Emergência Referenciada (UER) do Hospital São Paulo permitiu a ampliação da capacidade de atendimento em até 250%, com a inclusão de 50 novos leitos de emergência, prontos para atender demandas de alta complexidade, tanto pediátricas quanto de adultos, que necessitam de intervenção imediata. 

Antes da reforma, o pronto-socorro do hospital dispunha de apenas 20 leitos. Para a nova unidade, cerca de R$ 23 milhões foram investidos pelo governo do estado e pela prefeitura de São Paulo. A UER será referência em diversas especialidades, com foco em Cardiologia, Neurologia (Acidente Vascular Cerebral), Neurocirurgia, Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia (Gestação de Alto Risco), Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Urgências Pediátricas, Clínicas e Cirúrgicas, entre outras.

Vinculado à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Hospital São Paulo é um importante centro do Sistema Único de Saúde (SUS) para formação de profissionais de saúde e produção científica. Por isso, a nova unidade também será um espaço dedicado ao ensino e pesquisa para integrantes de 112 programas de residência médica e multiprofissional.

Mais Acesso a Especialistas vai promover 2,3 milhões de Ofertas de Cuidado Integrado em São Paulo

Lançado em 2024, o Programa Mais Acesso a Especialistas vai facilitar o acesso a cirurgias eletivas, consultas e diagnósticos especializados, com previsão de 9,5 milhões de Ofertas de Cuidados Integrados (OCI) em Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Ortopedia, Cardiologia e Oncologia em 2025. Com suporte da Saúde Digital e fila única, o prazo máximo de espera para atendimentos oncológicos será de 30 dias e, para os demais casos, de até 60 dias.

Aos municípios de São Paulo – que têm 99,7% de adesão ao programa – está prevista a realização de mais de 2,3 milhões de OCI. Em 2024, o estado recebeu mais de R$ 129,7 milhões para ações de fomento ao Mais Acesso a Especialistas.

Para fortalecer a implementação do programa, na capital, a ministra também visita os setores de Internação e Pesquisa Clínica do Hospital do Rim, e vai a São Bernardo do Campo (SP), onde conhece a Linha de Cuidado em Oncologia e os futuros polos de atendimento do PMAE no Hospital das Clínicas do município. Na cidade de Mauá (SP), Nísia Trindade se reúne com o prefeito e secretários e visita o Hospital de Clínicas Dr. Radamés, que possui 231 leitos 100% SUS e é referência para três municípios do ABC Paulista.

Ministério da Saúde

Fonte: Ministério da Saúde

Em São Paulo (SP), ministra da Saúde inaugura emergência que vai beneficiar cerca de três milhões de pessoas

Polícia Civil prende suspeito de aplicar golpes

Em São Paulo (SP), ministra da Saúde inaugura emergência que vai beneficiar cerca de três milhões de pessoas

Dólar sobe, reagindo à prévia do PIB,